quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CPI mista da Petrobras aprova convocação de Renato Duque e Sérgio Machado

• Comissão também aprovou acareação entre os ex-diretores Paulo Roberto e Nestor Cerveró

Júnia Gama – O Globo

BRASÍLIA - A CPI da Petrobras aprovou na tarde desta terça-feira a convocação do Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado. Com resistência do PT, a CPI também aprovou requerimento para realizar uma acareação entre os ex-diretores da Petrobras acusados de envolvimento no esquema de corrupção na estatal, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, além da convocação do ex-diretor Ildo Sauer. As datas ainda não foram marcadas.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), discursou contra o requerimento para a acareação, alegando que a ida dos ex-dirigentes ao Congresso seria apenas um gasto de dinheiro público, já que eles provavelmente usariam o direito de permanecerem calados.

— Já fizemos audiência pública com Paulo Roberto e aqui ele avocou o princípio de que pode constitucionalmente ficar calado. Foi feita tentativa de fazer reunião reservada e ele informou que manteria seu direito de ficar calado. Para fazer matéria para imprensa não precisamos gastar dinheiro público transportando pessoas presas. Em nome da economia dos recursos públicos encaminho voto contrário — disse Pimentel.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Enio Bacci (PDT-RS), sob o argumento de que Paulo Roberto contradisse Cerveró ao confirmar, na delação premiada, que ele teria recebido propina do esquema. Bacci contestou o suposto desperdício de dinheiro público para o transporte dos investigados até o Congresso.

— Paulo Roberto afirmou que Cerveró recebeu propina sim e Cerveró negou no dia 18 de setembro. Não temos que economizar uma passagem de avião, mas sim os bilhões que tiraram dos cofres públicos. Ele não quis falar porque a delação premiada não tinha sido aprovada quando ele veio. Hoje ele pode falar sim — defendeu Bacci.

Nenhum comentário: