sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CPI mista da Petrobras oficializa pedido de prorrogação até dia 22 de dezembro

• Presidente da comissão anuncia maratona de sessões para a próxima semana

Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA - A CPI mista da Petrobras formalizou na tarde desta quinta-feira pedido de prorrogação de suas atividades até 22 de dezembro, último dia de trabalho do Congresso antes do recesso constitucional. O requerimento prorrogando os trabalhos foi lido na sessão desta quinta-feira do Senado, pelo senador Jorge Viana (PT-AC), que considera a prorrogação já garantida, Mas, pelas regras internas, os parlamentares têm prazo até a meia-noite para manter ou retirar as assinaturas de apoio à prorrogação dos prazos. O presidente da CPI mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que a prioridade agora é ouvir os depoimentos daqueles que estão presos dentro da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Segundo Vital do Rêgo, haverá uma maratona de sessões na próxima semana, com encontros na terça, quarta e quintas-feiras.

— Prioritariamente, devemos ouvir os que estão presos. Isso porque estamos a alguns passos, a léguas atrás do Ministério Público, porque não temos acesso aos depoimentos da delação premiada — disse Vital.

Segundo o senador, o calendário de trabalho deverá ser acrescido dos requerimentos aprovados nesta semana. Vital acredita que na próxima semana estará acertado com a PF e a Justiça os trâmites para depoimentos como de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras.

Vital comemorou o apoio de 218 deputados e 29 senadores para a prorrogação dos trabalhos até o final desta legislatura, que é dia 22 de dezembro, conforme a Constituição.

Ele disse que o relator da CPI Mista, deputado Marco Maia (PT-RS), apresentará seu parecer final no dia 13 de dezembro.

— É um espaço apertado para se votar o relatório. Acredito que o relator vai se debruçar, dar seu enfoque na questão do decreto-lei que flexibilizou as regras de licitação na Petrobras — disse Vital do Rêgo.

Nenhum comentário: