sábado, 8 de novembro de 2014

Inflação ainda acima da meta

• Apesar da desaceleração, no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA registrou taxa de 6,59%

- Zero Hora (RS)

O preço da carne subiu menos e deu alívio para o bolso dos brasileiros em outubro. A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,42% no mês, ritmo mais lento do que o observado em setembro, 0,57%. Apesar da desaceleração, no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA registrou taxa de 6,59% e permanece acima do teto da meta estabelecida pelo próprio governo, de 6,50% ao ano.

É o terceiro mês consecutivo que o resultado fica acima do limite esperado. A expectativa de analistas de mercado, no entanto, é que a inflação termine o ano dentro da meta e feche 2014 em 6,45%. A alta das tarifas de energia e dos combustíveis deve aparecer a partir de novembro. A elevação do dólar gera uma pressão adicional ao encarecer o preço dos produtos importados.

Em entrevista, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, projetou que o impacto do aumento da gasolina será pequeno, de apenas 0,1 ponto percentual. Mantega avaliou que os preços estão em um trajetória de queda, mas admitiu a necessidade de corte nas despesas públicas.

– O custo dos alimentos deve continuar caindo nos próximos dois meses, compensando o impacto nos reajustes aprovados (pela Agência Nacional de Energia Elétrica e Petrobras) – avalia o economista Leonardo França Costa, da consultoria Rosenberg Associados

Nenhum comentário: