terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Janot afirma que esquema de corrupção é o maior da história

- Zero Hora (RS)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avalia que o esquema de corrupção que se instalou na Petrobras "é o maior" da história do país. Em mensagem interna a todos os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), o chefe da instituição revela perplexidade e indignação diante da extensão do escândalo revelado pela Operação Lava- Jato, da Polícia Federal.

"Para profunda tristeza dos brasileiros honestos e cumpridores de seus deveres, o país convulsiona com o maior escândalo de corrupção da nossa história", escreveu Janot, na mensagem a seus pares.

No texto distribuído à rede Membros do MPF, o procurador-geral destaca que não vai hesitar em obter punições a políticos citados no escândalo. Na delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa apontou pelo menos 32 políticos, entre deputados e senadores, como supostos beneficiários de propinas e recursos para financiamento de campanha.

O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, confirmou parte do elenco de políticos denunciados por Costa. Janot deixa claro que fará esforços para punições de suspeitos, inclusive dos partidos mencionados pelos delatores.

Cartel passou a agir em todas as unidades
Nesta semana, a força-tarefa da Lava-Jato vai entregar à Justiça Federal denúncia formal contra 11 executivos de seis empreiteiras citadas como integrantes do cartel que se apossou de contratos bilionários da estatal petrolífera em praticamente todas as suas unidades, como Abastecimento, Internacional e Serviços, que foi dirigida por Renato Duque, indicado pelo PT. Duque foi solto no último dia 2.

Nenhum comentário: