segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PT mobiliza militantes para posse de Dilma

• Partido espera levar 800 ônibus para Brasília; 4 mil agentes das Forças Armadas e policiais farão a segurança

Luiza Damé – O Globo

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto conta com a vinda de pelo menos 800 ônibus de militantes do PT para a posse da presidente Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira, o que representaria ao menos 32 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O PT quer transformar a posse em um ato de apoio à presidente e, além de mobilizar os participantes nos estados, o partido está oferecendo em Brasília estrutura para hospedagem no Parque da Cidade e no Ginásio Nilson Nelson.

Para garantir a segurança do evento, um efetivo de quatro mil agentes das Forças Armadas, das Polícias Federal, Civil e Militar, dos Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai trabalhar no evento. Para evitar tumultos, haverá barreiras de controle da população na Rodoviária do Plano Piloto, que dá acesso à área, observadores nos ministérios, além de helicópteros para monitorar à distância o movimento da multidão.

O esquema de segurança e o roteiro da posse foram testados ontem à tarde, no ensaio organizado pelo governo federal, pelas Forças Armadas, pelo Congresso e pelo Governo do DF. O coordenador do Escalão Avançado da Presidência, coronel Flávio Lucena, disse que a área de segurança está tomando providências para garantir a tranquilidade. O treinamento seguiu o roteiro a ser cumprido dia 1e de janeiro, mas com cerca de 30 minutos de atraso.

— A segurança da presidente é formada por diversos núcleos. Em eventos externos, a preocupação é maior, mas são tomadas providências para resguardar a integridade da presidente — disse.

O militar afirmou que as forças estão preparadas para a hipótese de haver manifestações contrárias à presidente. A única preocupação é não permitir atos de violência — os protestos pacíficos são livres.

— As manifestações democráticas são sempre bem-vindas. Nossa expectativa é baixa em relação a manifestações na posse, mas estaremos prontos para evitar violência — acrescentou o coronel.

Grades para evitar que pista seja invadida
Além dos efetivos de segurança, ao longo da Esplanada serão colocadas grades para evitar que a população invada a pista por onde circularão os carros da comitiva presidencial. O controle dos acessos ao local será feito pela PM, mas não haverá revista das pessoas, exceto dos que levarem bolsas grandes, instrumentos que possam ser usados como armas ou estiverem em situação suspeita.

O roteiro repassado ontem prevê que Dilma saia às 14h30m do Alvorada, em direção à Catedral de Brasília. Nesse trajeto a presidente gastará dez minutos. Em frente à Catedral, Dilma troca de carro e segue para o Congresso no Rolls-Royce presidencial. Ainda não está definido se sua filha, Paula Araújo, irá junto, como aconteceu em 2010. Se não estiver chovendo, o trajeto é feito com a capota aberta, e a presidente poderá acenar para o público.

Dilma sobe a rampa do Congresso, onde será recebida pelas lideranças parlamentares. Às 15h será aberta a sessão de posse no Parlamento. Na primeira fila do plenário estarão os ex-presidentes e parentes de Dilma e do vice Michel Temer. Em sessão presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente faz o juramento, assina o termo de compromisso e discursa. Na saída do Congresso, a ela recebe honras militares, com salva de 21 tiros de canhão. Segue para o Planalto, onde sobe a rampa e depois fala à nação. No parlatório, cumprimenta as autoridades estrangeiras, empossa os ministros e faz a foto oficial com a equipe. Às 18h30m, oferece um coquetel no Itamaraty. Entre os estrangeiros que confirmaram presença estão o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e os presidentes José Mujica (Uruguai) e Michelle Bachelet (Chile).

Nenhum comentário: