domingo, 18 de janeiro de 2015

A guerra dos tronos do PT

• As facções internas do PT lutam pela hegemonia do partido. Em entrevista, a senadora Marta Suplicy expôs as feridas abertas

Alberto Bombig - Época

Na série de TV Game ofThrones, os verões duram décadas e os invernos uma vida inteira. Em busca do trono de ferro de Westeros, o país fictício da série produzida nos Estados Unidos e exibida no Brasil pelo canal HBO, clãs envolvem-se numa luta encarniçada. No PT, os invernos não duram uma vida inteira, mas o verão de 2015 pode começar a determinar a hegemonia no partido na próxima década. Por isso, as várias facções petistas, tal qual os clãs de Westeros, já estão engajadas numa infinidade de conspirações ardilosas. No horizonte das disputas, estão os tronos oferecidos pelas eleições de 2016 e de 2018.

O episódio mais quente da série petista até agora teve como protagonista a senadora Marta Suplicy (SP), ex-ministra de Dilma e ex-prefeita de São Paulo. Estrela cadente do PT, ela ousou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, quebrar dois dogmas do partido, intrigou publicamente a presidente Dilma Rousseff com seu padrinho Luiz Inácio Lula da Silva e, declarando-se indignada com a sucessão de escândalos em que petistas se envolveram, cobrou novas práticas do partido. "Ou o PT muda ou acaba", disse Marta.

Marta decidiu pregar a transformação do PT porque quer novamente ser candidata a prefeita de São Paulo. Sem espaço no partido para se opor à candidatura à reeleição do prefeito Fernando Haddad, ela articula sua saída para outra sigla. A senadora negocia seu passe com partidos que pretendem formar uma frente nas eleições municipais de 2016: Solidariedade, PSB e PPS. Em São Paulo, esses três partidos estão na base de apoio ao governador Geraldo Alckmin, que deu aval à negociação. Os articuladores da frente acreditam que Marta poderá travar contra Haddad uma batalha pelos votos das populosas zonas Sul e Leste da capital, que foram determinantes para a vitória do PT nas eleições municipais de 2012. Marta acha que o petismo demorará muitos anos para se recuperar em São Paulo - Estado onde tanto Dilma como Alexandre Padilha, o candidato do partido ao governo em 2014, sofreram derrotas acachapantes para os tucanos. Marta quer firmar-se como a anti-Dilma de São Paulo e aposta no fracasso da presidente em seu segundo mandato.

O objetivo inicial de Marta era se transferir para o PMDB. No Senado, onde tem mandato até 2018, Marta se aproximou bastante de alguns líderes peemedebistas, como os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP). Mas Haddad praticamente fechou a porta do PMDB para Marta na semana passada ao nomear o peemedebista Gabriel Chalita para a Secretaria da Educação da capital paulista. A escolha de Chalita teve o aval de Lula e do vice-presidente, Michel Temer, e acabou servindo como um contra-ataque de Haddad à ofensiva de Marta. O mais provável a partir de agora é que Haddad e o PMDB de Chalita estejam juntos na eleição de 2016 em São Paulo.

Em sua movimentação rumo à disputa da prefeitura de São Paulo, Marta acabou expondo outros conflitos entre os petistas, Na entrevista ao Estado de S. Paulo, ela escancarou a guerra fratricida que já opõe, por causa de 2018, a ala dos palacianos (os petistas fiéis a Dilma e abrigados no Palácio do Planalto) à dos empedernidos seguidores do ex-presidente Lula, os lulistas. Lula autorizou sua tropa a espalhar que ele voltará a ser candidato daqui a quatro anos. Na entrevista, Marta disse o que muitos petistas murmuravam nas coxias. Aloizio Mercadante, o chefe da Casa Civil de Dilma, age como adversário de Lula e é pré-candidato à sucessão presidencial. "O Mercadante é inimigo (do Lula), o Rui (Falcão, presidente do PT) traiu o partido e o projeto do PT", disse Marta. "Ele (Mercadante) vai ter contra si sua arrogância, seu autoritarismo, sua capacidade de promover trapalhadas." Na reta final da campanha presidencial, Marta já tivera um primeiro rom-pantede íconoclastia partidária. 

Considerando-se relegada a segundo plano, ela se recusou a pedir votos para Dilma. Em dezembro, antecipou-se a uma demissão coletiva do ministério, orquestrada por Mercadante, e deixou o Ministério da Cultura com críticas à política econômica. Depois desse episódio, ela esteve com Lula no instituto que leva o nome do ex-presidente, em São Paulo. Marta e Lula saíram do encontro dizendo que haviam aparado arestas e estariam prontos para continuar do mesmo lado. Marta prometeu a Lula poupar Dilma e o PT de críticas públicas, com apenas uma ressalva: ela não se omitiria de atacar a escolha de Juca Ferreira, seu antagonista interno no partido, para seu lugar no Ministério da Cultura.

A entrevista desfez o combinado com Lula. Além das críticas ao PT, Marta disse que participou do movimento "Volta, Lula", que buscou articular em 2014 a candidatura do ex-presidente no lugar de Dilma. Como Lula não a desautorizou, Marta foi adiante na articulação. Ela disse que organizou em sua casa um jantar "com os 30 PI Bs paulistas". "Foi do Lázaro Brandão (banqueiro) a quem você quiser imaginar. Eles fizeram muitas críticas à política econômica e ao jeito da presidente (Dilma). E ele (Lula) não se fez de rogado, entrou nas críticas, disse que era isso mesmo. Naquele jeito do Lula, né? Quando o jantar acabou, todos estavam satisfeitíssimos com ele." Apesar de ter descumprido o trato com a entrevista, Marta não desagradou totalmente a Lula. O ex-presidente ficou insatisfeito com o novo ministério de Dilma e o degredo dos lulistas para posições secundárias no governo. A mesma insatisfação é partilhada por outras facções petistas, que não esconderam o contentamento por Marta expor críticas que elas gostariam, há muito tempo, de fazer a Dilma. 

No grupo dos "revoltados" com a presidente, figuram, com destaque, petistas flagrados do petrolão, que reclamam de terem sido abandonados pelo governo no escândalo. É o caso do ex-deputado André Vargas (PR), cassado pela Câmara por causa de seus negócios com o doleiro Alberto Youssef, e do deputado federal Cândido Vaccarezza (SP), ex-líder do governo Dilma no Parlamento. Sem mandato a partir de fevereiro, Vaccarezza é um dos artífices da engenharia política que pretendem levar Marta ao Solidariedade.

Entre os petistas, há também os que ficaram felizes com a entrevista de Marta por motivos mais nobres ou ideológicos. São os "autênticos", que fazem reparos à forma como Dilma vem conduzindo o governo em meio ao petrolão. Eles criticam também a entrega de ministérios considerados importantes a antigos adversários do PT, como Kátia Abreu (Agricultura) e Gilberto Kassab (Cidades).

Como o Palácio do Planalto baixou uma ordem de silêncio em relação à entrevista de Marta, os petistas, em público, tentaram minimizar os estragos dos petardos desferidos por ela. Nem o mais governista dos governistas, no entanto-caso do líder de Dilma na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) é capaz de negar que Marta acertou em cheio ao expor a transformação pela qual o partido passou desde a chegada ao poder, em 2003.

"O modelo de funcionamento do partido está meio obsoleto. O PT não pode se resumir a suas tendências internas", diz Guimarães. "O PT se institucionalizou demais. O PT tem de falar a linguagem das ruas, da juventude, mas jamais criticar individualmente um ou outro." Na guerra dos tronos, a rainha Dilma está encastelada no Palácio do Planalto, acossada por problemas em várias frentes - como o mau estado da economia e o petrolão. Se ela não for capaz de enfrentar as próprias conjurações internas de seu reino, seu governo ameaça se transformar numa imensa Westeros.

Nenhum comentário: