quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Gabrielli diz que só pode ser responsável se Dilma também for

• Ao TCU, ex-presidente da Petrobras alega que compra de Pasadena seguiu os procedimentos

- O Globo

BRASÍLIA - O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma defesa alegando que só pode ser responsabilizado nas investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena se a presidente Dilma Rousseff também for incluída entre os responsáveis.

A comparação faz parte de petição dos advogados de Gabrielli, que foi apresentada no processo que apura um prejuízo estimado em US$ 792 milhões. A tese central, porém, é de que ninguém deve ser punido porque não haveria prejuízo na compra. A informação foi revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobras em 2006, quando se decidiu pela compra. O TCU apontou, na sua decisão inicial, apenas os integrantes da diretoria como responsáveis, poupando os conselheiros. Dilma disse em 2014 só ter aprovado a compra por ter se baseado em um relatório "técnico e juridicamente falho" apresentado pelo diretor da área internacional, Nestor Cerveró.

Na defesa apresentada ao TCU, Gabrielli afirma que que os ex-conselheiros deveriam ser chamados a responder, caso a corte não aceite os argumentos sobre a legalidade do negócio. Gabrielli afirma que a compra seguiu os procedimentos da Petrobras.

Nenhum comentário: