quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Opinião do dia - Ulysses Guimarães (vitória da democracia)

"O PMDB caminhou 20 anos pela via áspera e tormentosa da resistência, entre cruzes, banições e proscrições cívicas para chegar a este dia, tomando dura decisão política, imposta pela circunstância e plebiscitada pela Nação.

A Nova República, com novos homens e novos compromissos, inaugura Um novo tempo para a Pátria renovada na dignidade da Democracia e no inconspurcado respeito à soberania popular.

A Nação mudou e é impossível governá-la sem a participação autônoma e a confiabilidade da sociedade. Exige a ruptura com a longa e cruel tradição das usurpações políticas sob formas autoritárias e elitistas.

Ganhou categoria histórica a opção dos governadores do PMDB, do PDS e do PDT pelo apoio aos candidatos Tancredo Neves e José Sarney, que com a representatividade dos votos que, estamos convictos, irão elegê-los, interpretaram a solidariedade consagradoramente majoritária do eleitorado brasileiro."
---------
Ulysses Guimarães, deputado, presidente do PMDB, foi o primeiro a discursar em 15 de janeiro de 1985. A sessão do Congresso Nacional marcaria a transição do regime militar para o civil. O fim da ditadura.

Nenhum comentário: