sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Após encontro de mais de duas horas, Dilma e Lula evitam a imprensa

• Petistas se reuniram em meio às sucessivas derrotas do governo no Congresso; ambos saíram de hotel sem falar com jornalistas

Carla Araújo e Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram um encontro reservado de pouco mais de duas horas em São Paulo. Dilma seguiu para Brasília. Tanto Lula quanto a presidente deixaram o hotel onde se encontraram, na zona Sul da Capital, por saídas onde a imprensa não teve acesso.

O encontro aconteceu em um momento em que a presidente tem visto o governo sofrer algumas derrotas na Câmara, desde a eleição do peemedebista Eduardo Cunha. Além disso, recentes denúncias da Operação Lava Jato aumentam suspeitas do envolvimento do PT no esquema de corrupção da Petrobrás.

A reunião de Lula com sua afilhada política ocorre também após a recomendação de melhora na comunicação do governo. Apesar disso, tanto Dilma quanto Lula evitaram a imprensa. Durante reunião ministerial no final do mês de janeiro, Dilma pediu aos seus ministros que falassem mais e travassem uma "batalha de comunicação" para defender o seu governo.

Na quarta, 11, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Pepe Vargas, confirmou ao Broadcast que os dois teriam este encontro em São Paulo. Ele negou, no entanto, que o encontro seria para Dilma pedir "socorro" ao ex-presidente para vencer o isolamento em que ela se encontra ou tentar ajudar a contornar os problemas enfrentados pelo governo seja na área política, seja econômica.

Exames. Pela manhã, Dilma realizou exames de rotina no hospital Sírio Libanês. Segundo Boletim médico, todos os exames apresentaram resultados dentro da normalidade", diz boletim médico. O cardiologista e médico de Dilma Rousseff, Roberto Kalil Filho, afirmou que a presidente realizou uma tomografia de corpo inteiro como "rotina". "Ela está ótima, melhor do que eu", afirmou aos jornalistas. A presidente teve, em 2009, um câncer linfático e passou por cirurgia e quimioterapia.

Nenhum comentário: