quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Levy: ajuste é crucial para a inclusão social

• Em mensagem ao mercado, ministro defende medidas, que estão sob ataque

Cristiane Bonfanti – O Globo

BRASÍLIA - Em meio ao boicote do próprio PT ao ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, aproveitou a mensagem de divulgação do Plano Anual de Financiamento (PAF) 2015 para dar um recado ao mercado: afirmou que o reequilíbrio fiscal é "crucial para preservar as conquistas no campo da inclusão social já alcançadas". As medidas de ajuste anunciadas, como a restrição no acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e pensões, são alvo de ataques de centrais sindicais e parlamentares da oposição e da própria base do governo.

O ministro reafirmou o compromisso da equipe econômica com o ajuste das contas públicas e disse que a disciplina fiscal e a estabilidade de preços são "valores indispensáveis para a sustentação do crescimento e a busca de uma sociedade mais justa e aberta". Na avaliação de Levy, o ajuste de gastos em curso é importante para a estabilidade monetária, "de forma análoga aos esforços que antecederam o Plano Real e que acompanharam a consolidação do novo regime de metas de inflação". "Mais ainda, é bem entendido que o reequilíbrio fiscal é crucial para preservar as conquistas no campo da inclusão social já alcançadas", escreveu ele.

Levy disse que um dos pilares para o bom funcionamento da economia é o equilíbrio fiscal, com disciplina nos gastos e cumprimento das metas estabelecidas, de modo a assegurar a trajetória favorável para a dívida pública. "O equilíbrio das contas públicas será essencial para o desenvolvimento do crédito, o incremento da poupança doméstica e a criação de oportunidades para trabalhadores", disse Levy em sua mensagem.

Nenhum comentário: