quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PF deflagra 9ª fase da Lava Jato: tesoureiro do PT é alvo

• Foram expedidos mandados de condução coercitiva e busca e apreensão contra João Vaccari Neto. Agentes cumprem 62 mandados em SP, RJ, SC e BA

Daniel Haidar – Veja Online

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a nona fase da Operação Lava Jato. Os alvos desta vez são operadores do esquema do petrolão na Diretoria de Serviços da Petrobras. Foram expedidos 62 mandados para São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro: um de prisão preventiva, três de prisão temporária, dezoito conduções coercitivas e quarenta de busca e apreensão. Entre os alvos está o tesoureiro do PT João Vaccari Neto, contra quem foram expedidos mandados de busca e condução coercitiva – ele será, portanto, conduzido obrigatoriamente para prestar depoimento. Vaccari será ouvido em São Paulo.

Esta fase da Lava Jato foi batizada de My Way, em referência ao codinome que Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da estatal, usava para se referir em suas planilhas de controle a Renato Duque, indicado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e apontado como o interlocutor do PT no esquema de corrupção. A ação desta quinta foi motivada por informações passadas por Barusco em acordo de delação premiada.

Em São Paulo, os agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, todos na capital. No Rio de Janeiro, são doze de busca e apreensão, oito de condução coercitiva e um de prisão preventiva, também na capital. Na Bahia, são dois mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva, cumpridos em Salvador. Já em Santa Catarina os agentes cumprem dezesseis mandados de busca, sete de condução coercitiva e três de prisão temporária nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Palmitos, Penha e Piçarras.

Nenhum comentário: