sábado, 14 de março de 2015

Dilma e Lula têm conversa ríspida sobre articulação do governo

• Segundo presentes ao Alvorada, ex-presidente sugeriu saída de Pepe Vargas

Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA - Reunidos para tentar acertar os rumos do governo, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma conversa ríspida na noite da última terça-feira. O tom de voz elevado surpreendeu ministros que aguardavam os dois para jantar no Palácio da Alvorada. O motivo principal do desentendimento foi a coordenação política.

— Esse Pepe não serve para nada — teria dito Lula, de acordo com um dos presentes, em referência ao ministro Pepe Vargas (Relações Institucionais).

O ex-presidente teria chegado “pilhado” no Alvorada, segundo participantes da reunião, e se exaltado ao conversar a sós com a presidente, antes do jantar. Estavam no palácio os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa), Miguel Rossetto (Secretaria Geral) e o presidente do PT, Rui Falcão.

Além da substituição de Vargas, Lula teria defendido, na conversa com Dilma, que Mercadante se concentrasse na gestão do governo e não tivesse mais atribuições políticas. Lula lembrou que quando Dilma chefiava a Casa Civil em seu governo, a pasta tinha perfil técnico. Considerado sem jogo de cintura, Mercadante é alvo de queixas do PT e do PMDB.

Esperado anteontem em café da manhã com deputados da base aliada para discutir as Medidas Provisórias do ajuste fiscal, Mercadante não compareceu. O representante do governo foi Pepe Vargas.

Mesmo com a pressão de Lula, integrantes do governo e do PT não acreditam que a atuação de Mercadante ficará restrita a acompanhar a execução dos programas do governo e nomear cargos de segundo escalão.

— Ela pede a ajuda dele, ele é o mais próximo dela. Ela confia no Mercadante e isso não vai mudar. E não foi ele quem inventou a candidatura do (Arlindo) Chinaglia (à presidência da Câmara). Isso foi coisa do PT inteiro. O Mercadante ficou na dele e colocou o Pepe para se torrar — disse um integrante do governo.

Após o jantar da última terça-feira, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou uma nota negando o “rumor” de que Lula tenha sugerido à Dilma a troca na Casa Civil. “O ministro Aloizio Mercadante tem total confiança da presidenta e seguirá cumprindo suas funções à frente da Casa Civil”, disse trecho da nota.

O ex-presidente gostaria que Dilma substituísse Pepe Vargas por um nome mais experiente e que não fosse do PT. Ao defender sua tese, Lula elogiou o trabalho de José Múcio e Walfrido dos Mares Guia, do PTB, que foram responsáveis pelas relações institucionais em seu governo.

Lula também teria recomendado a Dilma dar mais missões políticas para Jaques Wagner e para o ministro Ricardo Berzoini, das Comunicações, ambos petistas.

Nenhum comentário: