sexta-feira, 20 de março de 2015

Na festa de 70 anos, Marta rifa PT e chama PSB e PSDB para o seu aniversário

• Da lista de convidados, saem Lula e Rui Falcão e entram o governador Geraldo Alckmin e seu vice Márcio França

Julianna Granjeia e Tatiana Farah – O Globo

SÃO PAULO - A senadora Marta Suplicy deixou de lado os velhos companheiros do PT e convidou novos amigos para a festa de seus 70 anos na noite desta sexta-feira, em São Paulo. Da lista de convidados, saem Lula e Rui Falcão e entram o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seu vice, Márcio França (PSB), o que confirma que a quase ex-petista está de malas prontas para ingressar no PSB, partido ao qual se filiará até maio. Se trocou os amigos, o banqueteiro é o mesmo das festas sempre elegantes de Marta, Toninho Mariutti.

Marta vai reunir um grupo de cem pessoas, entre políticos, artistas e integrantes da alta sociedade paulistana. A organização ficou por conta da empresa do marido da senadora, Márcio Toledo, articulador da saída de Marta do PT e de seu ingresso no PSB, com aval dos líderes tucanos.

Há exatos 13 anos, quando começava a campanha do PT à Presidência, a ex-ministra comemorava seus 57 anos em uma festa conjunta com o então presidente do partido, José Dirceu — hoje condenado pelo mensalão. Lotaram um bar paulistano com estrelas petistas e artistas, sempre ao som de música brasileira e cubana.

Este ano, nem o ex-presidente Lula foi lembrado. Tampouco o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que Marta escalou como secretário quando era prefeita da cidade, ou o presidente da legenda, Rui Falcão, que já foi vice-prefeito de Marta. Também ficou fora da lista de convidados o ex-marido de Marta Eduardo Suplicy.

A comemoração será realizada no salão de festas do apartamento de Toledo e Marta, nos Jardins, área nobre da capital paulista. O convite enviado por e-mail tinha um fundo cor de rosa, mas os convidados mais importantes receberam telefonemas e visitas de Toledo, que comanda todo o evento.

O governador Alckmin deve declinar do convite por ter agenda no interior de São Paulo. Deve representá-lo o chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, que recebeu telefonema de Toledo na semana passada.

Já o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sairá nesta sexta-feira às pressas da reunião estratégica do partido em Brasília para prestigiar a senadora. Deputados da bancada também devem participar da festa de Marta.

Na reunião em Brasília, a pauta do PSB é justamente a disputa municipal de 2016. Marta quer ser a candidata a prefeita pelo PSB, “o que casa muito bem com os planos do partido de ter o máximo de candidaturas em grandes cidades”, como disse Siqueira nesta quita-feira.

A disputa pela prefeitura de São Paulo é o maior temor dos petistas, que avaliam que Marta dificultará a tentativa de reeleição do prefeito Haddad. Por outro lado, é a maior aposta do PSDB para enfraquecer seus eternos rivais na capital.

Nenhum comentário: