terça-feira, 14 de abril de 2015

Encontro Regional do PPS abre discussão sobre reforma política

- Voz da Cidade

VOLTA REDONDA (RJ) - Com a participação do deputado estadual Comte Bittencourt, que ministrou palestra, o Encontro Regional do PPS, realizado ontem no Plenário da Câmara de Vereadores, debateu a reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional. Vale ressaltar que a reforma pode ser aprovada até junho e a partir daí valer para as eleições de 2016. O evento contou com a participação de representantes de treze diretórios municipais da Região Sul Fluminense e do Diretório Estadual do PPS; como do ex-deputado Jorge de Oliveira, Zoinho (PR), que deverá assumir a prefeitura nas próximas horas, já que o atual prefeito Antonio Francisco Neto (PMDB) teve seu mandato cassado na última terça-feira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Durante o encontro, Bittencourt aconselhou para que os diretórios municipais fiquem preparados para as mudanças na legislação eleitoral. O parlamentar destacou ainda que, a reforma política, a ser aprovada até junho, conta com alguns pontos que são consensuais, como o fim das coligações proporcionais, o que impacta no planejamento dos partidos para a disputa de vagas nas câmaras de vereadores.

Bittencourt lembrou que, o Brasil vive atualmente uma crise de representatividade no Brasil que exige a reforma política. Destacou ainda que, há um esgotamento do modelo político brasileiro, onde os mandatos políticos passaram a ter como compromisso a tomada e manutenção do poder. “Entre outros pontos que devem ser discutidos na reforma política estão o fim da reeleição para cargos majoritários, coincidência de todas as eleições e mudanças nos financiamentos das campanhas”, esclareceu o deputado.

Vale ressaltar que, as reuniões do PPS estão acontecendo por determinação da Direção Estadual do partido em promover, durante os meses de abril e maio, encontros regionais em todo o Estado, com a participação dos dirigentes municipais, vereadores, filiados do partido, simpatizantes e convidados especiais. A direção local do partido informou que, a finalidade é aprofundar as discussões sobre temas da atual conjuntura política municipal, nacional e do Estado do Rio de Janeiro, além de suas implicações diretas nas diversas regiões.

Além do deputado Comte, formaram a Mesa de Trabalho, o presidente do PPS-RJ Aécio Nancy, o coordenador regional do PPS Jayme Muniz, o secretário-geral do PPS –RJ, Roberto Percinoto; o coordenador do Diretório Estadual Raulino Oliveira; o ex-vereador de Volta Redonda José Ivo; o ex-prefeito de Resende, Augusto Leivas; o presidente do PPS de Quatis Goretti Oliveira; como Zoinho e o vereador Paulo Baltazar (PRB).

Também estiveram no evento, os presidentes dos diretórios municipais de Pinheiral, Rio das Flores, Três Rios, Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Itatiaia e Vassouras, Allan Garcia, Vinícius Fabiano, Guilherme Romero, José Carlos, Thiago Valério, Jorge Babo, Marcio Luiz, Pastor Josias, André Fares, Jorge Fumaça e Johnatann, respectivamente, como o encontro os América Tereza do PMDB de Volta Redonda, Cabeludo de Quatis, Philipe Rio das Flores e Tisga de Resende, todos o PPS, e o secretário de planejamento de Barra Mansa, Ronaldo Alves.

Nenhum comentário: