domingo, 26 de abril de 2015

Executivo da OAS teria financiado reforma em propriedade a pedido de Lula, diz revista

• Preso na Operação Lava-Jato teria arcado com os custos de melhorias feitas em sítio de sócios do filho do ex-presidente

- O Globo

RIO - O ex-presidente Lula recebeu favores do engenheiro e ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, preso na Operação Lava-Jato, segundo reportagem publicada pela revista "Veja". De acordo com anotações atribuídas a Pinheiro na prisão, o engenheiro teria financiado reforma em um sítio na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, a pedido de Lula.

A propriedade pertence a dois empresários, José Suassuna e Fernando Bittar (filho do ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar) que seriam sócios de Fábio Luiz da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente. Ainda de acordo com a revista, a OAS também teria incorporado os prédios inacabados da Cooperativa dos Bancários (Bancoop) para ajudar o ex-presidente.

Entre os prédios concluídos pela OAS está o edifício Solaris, que fica na Praia do Guarujá, onde Lula e o ex-tesoureiro do PT, João Vacari Neto, têm apartamentos luxuosos de cerca de 300 metros quadrados. Pinheiro teria ainda ajudado João Batista de Oliveira, marido da ex-secretária Rosemary Noronha, a conseguir emprego, atendendo ao clamor do ex-presidente. Rosemary, que chefiou o escritório da Presidência da República em São Paulo e teria ameaçado revelar segredos sobre o tempo no qual foi secretária de Lula, também contou com a ajuda de Pinheiro para contratar uma banca de 38 advogados para defendê-la na Justiça.

Nenhum comentário: