sexta-feira, 8 de maio de 2015

Articulação de Temer foi 'à moda antiga'

• Sucesso de vice-presidente deveu-se a ouvir demandas, garimpar votos na oposição e cobrar ministros políticos

• Parte dos aliados votou na confiança, já que nomeações acertadas no balcão de negociação precisam ser efetivadas

Valdo Cruz, Ranier Bragon – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O vice-presidente Michel Temer (PMDB) obteve sucesso em sua primeira grande missão com o estilo de articulação política "à moda antiga" --marcação cerrada nos ministros políticos, diálogo para atender demandas de aliados e busca de votos até na oposição--, um modelo em desuso no governo Dilma.

Na noite de quarta (6), ao fim da sessão da Câmara e com a medida aprovada, a equipe de Temer respirava aliviada admitindo que, sem os votos da oposição, o governo teria saído derrotado.

E que boa parte dos aliados votou na base da confiança de que o novo articulador político, na função há 30 dias, entregará o que prometeu, diferentemente do que ocorreu com seus antecessores. Afinal, mais de 150 nomeações acertadas no balcão de negócios da votação ainda não foram efetivadas porque aguardam o trâmite da Casa Civil.

Ao todo, o governo conseguiu 19 votos entre oposicionistas, sendo 8 do DEM, 7 do PSB, 3 do PV e 1 do Solidariedade. O vice-presidente buscou votos em quase todos os partidos adversários de Dilma, até no PSDB. Segundo assessores, conversou com amigos tucanos, mas ouviu um "educado não". A bancada tucana votou toda contra.

Temer obteve mais sucesso na garimpagem de votos no DEM, que contou inclusive com um almoço no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, no dia da votação. Participaram oito deputados do partido --exatamente os que votariam mais tarde com o governo.

Presente ao almoço, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) --interessado em verbas e, por isso, com a necessidade de manter bom relacionamento com o governo--, estava acompanhado de quatro deputados baianos.

Parabéns
Temer foi parabenizado pela presidente Dilma logo cedo nesta quinta (7), antes de a Câmara retomar a sessão para votar emendas ao texto básico aprovado no dia anterior. A petista disse que estava muito "feliz" e que o trabalho de Temer tinha sido "fundamental" para a vitória.

Na condição de articulador político do Planalto, o vice-presidente da República montou uma operação de guerra em seu gabinete para garantir a aprovação da MP 665, que restringe acesso a benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego e abono.

Acompanhado de três ministros de seu partido --Eliseu Padilha (Aviação Civil), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Kátia Abreu (Agricultura)--, o peemedebista coordenava uma equipe que disparava ligações para ministros políticos do governo pedindo ação direta em seus partidos para garantir votos.

Um deputado disse que há muito não via isso ocorrer: ministros dos partidos governistas atuando durante toda uma votação. Segundo ele, foi uma verdadeira "marcação cerrada", comum nos tempos dos ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Agora, diz um auxiliar de Temer, o trabalho do vice será entregar tudo o que foi prometido e ainda está em andamento. Caso contrário, afirma ele, a confiança demonstrada por deputados aliados na votação desta semana vai ruir e o governo sofrerá derrotas em votações futuras.

Até um parlamentar petista reconheceu que o clima mudou. Segundo ele, Temer é aberto ao diálogo para as demandas da base, algo que estava em falta no Palácio do Planalto nos últimos tempos.

Nenhum comentário: