sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dilma desiste de participar de evento militar no Rio

• Após vaias e panelaços, presidente tem evitado se expor a protestos

Catarina Alencastro – O Globo

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff cancelou sua participação na cerimônia de comemoração dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, hoje no Rio, e transferiu o evento para o Palácio do Planalto. A solenidade em Brasília foi preparada de última hora, tanto que somente no início da tarde de ontem o cerimonial da Presidência se reuniu para organizá-lo. Uma equipe já havia sido enviada ao Rio para preparar a chegada de Dilma quando houve a mudança de planos.

Oficialmente, a justificativa foi o fato de a presidente estar concentrada na elaboração do Plano de Investimentos em Logística, que pretende lançar na próxima semana. Ao longo do dia de hoje, Dilma deve manter reuniões com ministros que participam da elaboração.

Evitando "exposições"
Fontes do Planalto, porém, afirmaram que a Presidência foi informada de que havia o risco de Dilma sofrer algum constrangimento durante a comemoração da vitória no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conhecido como Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. A plateia prevista é formada por militares da ativa e da reserva, e seus parentes, segmento com muitos críticos à presidente.

Desde que enfrentou vaias em eventos e panelaços durante um pronunciamento na TV em março, Dilma vem evitando "exposições desnecessárias", nas palavras de assessores. Nos últimos meses, ela tem escolhido participar de eventos limitados a simpatizantes e beneficiários de programas do governo.

De 14 viagens que fez pelo Brasil este ano, cinco foram para entregar casas do programa Minha Casa Minha Vida. Será para um evento desse tipo que ela viajará ao Rio e ao interior de Minas, na semana que vem. Na semana passada, Dilma desistiu de fazer o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho, optando por postar vídeos na internet, e não quis aparecer no programa do PT, veiculado na última terça-feira. (Colaborou Luiza Damé)

Nenhum comentário: