quarta-feira, 6 de maio de 2015

Exibição de programa do PT provoca panelaços pelo país

• Dilma só aparece, rapidamente, duas vezes na propaganda

- O Globo

SÃO PAULO - O PT foi alvo ontem à noite de novo panelaço durante a exibição do programa de televisão do partido, que durou dez minutos. Pela terceira vez em dois meses, pessoas foram às janelas bater panelas, desta vez em todas as regiões do país. O protesto foi registrado em capitais como Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Belém, Fortaleza, Recife e Vitória para manifestar descontentamento com o governo. Também foram registrados buzinaços e lançamento de fogos de artifício em algumas cidades.

No Rio, houve panelaço em Ipanema, Copacabana, Jardim Botânico, Botafogo, Flamengo, Tijuca, Lagoa, Grajaú e em alguns condomínios da Barra da Tijuca. No Leme, o panelaço tomou conta do bairro um minuto após o início da propaganda. Foram ouvidos muito gritos de "Fora, Dilma" e ataques ao ex-presidente Lula, chamado de "ladrão" ao aparecer no programa. Alguns moradores do bairro soltaram fogos.

Em São Paulo, cornetas no protesto
Em Copacabana, o protesto também fez bastante barulho, acompanhado de gritos de "fora PT". A manifestação continuou quase dois minutos após o término da propaganda partidária na TV.

Em São Paulo, panelaços foram ouvidos em diversos bairros. Na Zona Sul, houve protesto no conjunto de alto padrão do Real Parque, no Campo Belo e na Vila Clementino. Na Zona Oeste, em Perdizes, Pinheiros e Jardins, regiões de classe média alta, assim como Higienópolis. Na Lapa e na Vila Romana, manifestantes adotaram também cornetas.

Em Brasília, assim que o programa do PT começou, moradores de pelo menos cinco regiões protestaram. Em Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Guará e Sudoeste, eles bateram panelas nas janelas e soltaram fogos. Nas ruas, motoristas buzinavam e pessoas gritavam "Fora PT". Em Recife, o panelaço foi na Avenida Boa Viagem. Em Porto Alegre, um dos bairros onde ocorreu panelaço foi o Moinhos de Vento.

PT propõe que ajuste poupe pobres
Enquanto eram ouvidos os protestos contra o PT, militantes do partido foram estimulados a promover um twitaço na internet com o termo "#ToNaLutaPeloBrasil" como resposta.

Em meio às divergências na bancada do partido da Câmara, o PT, no programa de ontem, propôs que o ajuste fiscal não afete os mais pobres, "como no passado". O nome da presidente Dilma Rousseff não foi citado nenhuma vez e sua imagem apareceu, rapidamente, em duas oportunidades.

- Antes do PT governar o Brasil, os ajustes da economia eram feitos com arrocho salarial e enorme sacrífico para o povo mais pobre - disse o locutor.

Os atores que apresentaram o programa também falaram que "no ajuste econômico que o governo está fazendo agora, o PT está defendendo que não se cortem direito dos trabalhadores e também que as medidas necessárias não afetem os mais pobres e sim quem têm mais recursos".

Em outro trecho, o PT se comprometeu a expulsar dos seus quadros filiados condenados por corrupção.

- Qualquer petista que cometer malfeito e ilegalidade não continuará nos quadros do partido - disse o presidente do PT, Rui Falcão.

O partido, porém, mantém em seus quadros condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo mensalão, como os ex-deputados José Dirceu e José Genoino.

Nenhum comentário: