sexta-feira, 15 de maio de 2015

Marta Suplicy - In-fidelidade

- Folha de S. Paulo

No último dia 28, encaminhei às instâncias do Partido dos Trabalhadores (PT) e à Justiça Eleitoral pedido de desfiliação.

O que significa ter um mandato de 8.314.027 votos, defendendo e representando a população do Estado mais forte do Brasil?

Para mim, é a investidura da confiança do eleitor numa representação baseada na experiência política acumulada e bem avaliada, nos posicionamentos de acordo com valores há muito conhecidos no Estado e nacionalmente.

Os eleitores votaram sabendo em quem e por que estavam votando. Conheciam a forma de ser da candidata, as ações corajosamente assumidas no governo da capital e posições diante da vida. Escolheram com empolgação, com restrições. Fizeram campanha ou não. Para muitos eleitores, ser do PT foi incentivo, para outros, dificultou bastante. Não foi um voto para candidata ou partido desconhecidos.

Faço essas ponderações para dizer que existe um compromisso meu com os paulistas que confiaram em quem eles conhecem desde a época em que me tornei uma pessoa pública na TV, sabendo que não seriam traídos. Não foram e não serão, pois a partir da convicção que não tinha mais que estar num partido que descumpria sua carta de fundação, assim como minhas convicções e posturas na vida pública, tive a "ousadia" e consciência de apresentar minha desfiliação.

Minha decisão pela desfiliação ao PT é fruto de um processo de amadurecimento consciente e sereno diante do aprofundamento da crise partidária, dos desvirtuamentos, dos desacertos e dos descompassos de uma estrutura política que já não mais representa os princípios e base programática que lhe deram origem e encantaram.

Sobre a eventual discussão em juízo acerca de minha desfiliação, já declarei que lutarei, com todas as minhas forças, para a manutenção do mandato de senadora que o povo de São Paulo me conferiu. Foi para melhor desempenhá-lo, e em nome de seu pleno exercício, que solicitei minha desfiliação ao PT.

Em editorial "Ruptura anunciada", de 2/2, esta Folha trata da discussão sobre minha desfiliação:

"Sua desfiliação ocorre numa ocasião em que, como nunca, faltam ao PT argumentos para rebater os ataques que lhe são dirigidos."

"Não parece justificável, portanto, que o PT possa reter para si próprio o lugar no Senado ocupado por Marta."

"A discussão, caso prossiga, terá um componente irônico, para não dizer incômodo. Sem que o tema pertença às suas atribuições, o Judiciário avaliará a fidelidade não mais de um político a seu partido, mas a de um partido a seus ideais, programas e promessas."

--------------------
Marta Suplicy é senadora (SP)

Nenhum comentário: