quarta-feira, 6 de maio de 2015

Programa do PT foi alvo de panelaço em 10 Estados e no DF

• Ausência da presidente Dilma Rousseff na propaganda em cadeia nacional de rádio e TV foi sugestão de Lula

• No Planalto, avalia-se que o PT errou ao expor o ex-presidente, já que o protesto em várias cidades era previsível

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O programa de TV e rádio do PT, exibido na noite desta terça (5) em cadeia nacional, foi alvo de panelaços e buzinaços em diversas cidades.

Foram registrados protestos desse tipo em bairros de pelo menos onze capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia e Brasília. Em alguns casos, com estouro de rojões.

No interior de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto e Campinas, as manifestações de críticas ao governo federal também se repetiram.

Seguindo sugestão do ex-presidente Lula, o PT não apresentou depoimentos da presidente Dilma Rousseff desta vez.

A orientação de Lula foi de que a propaganda se concentrasse na recuperação da imagem do PT, abalada com escândalo da Operação Lava-Jato, em vez de exaltar as ações do governo Dilma.

Para se poupar do panelaço, que já vinha sendo convocado pela internet, Dilma concordou com a decisão. Nos dez minutos do programa, ela teve duas breves aparições de um segundo cada.

Prevaleceu a tese de que uma maior participação dela não teria impacto para amenizar a crise enfrentada pelo governo federal.

Tradicionalmente responsável pela propaganda do PT, o marqueteiro João Santana foi substituído pelo também baiano Maurício Carvalho, um de seus discípulos.

Segundo petistas, Santana é defendia que, a exemplo de veiculações anteriores, o programa deveria ser destinado à louvação da atual gestão.

Mas, preocupado com o desgaste da sigla, o PT optou por investir na ideia do antes e depois da chegada do partido ao poder. O programa exibiu imagens do passado em preto e branco em contraposição de cenas coloridas da gestão petista.

Além da mudanças do conteúdo, petistas afirmam que a troca de marqueteiro se deve à necessidade de redução de custos, já que o partido enfrenta dificuldades de arrecadação desde o início da Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras.

Pelo formato original, o filme se limitaria a depoimentos de beneficiários dos programas sociais da gestão petista. Mas Lula decidiu participar para fazer uma crítica à proposta de terceirização das chamadas atividades fim. Ele tem dito que o combate à terceirização é um instrumento de resgaste da base petista.

Erro
Interlocutores do governo no Planalto avaliam que foi um erro o PT expor Lula no programa, já que era previsível o panelaço. A avaliação é que se fosse um panelaço só contra o programa do PT já seria ruim, mas não tão ruim como foi com a presença de Lula, considerado uma força política que não poderia ficar exposta neste momento.

Em nota, o presidente do PSDB, Aécio Neves, avaliou que o programa é a mais "enganosa" e "fantasiosa" propaganda produzida por um partido. Segundo ele, a legenda "escondeu" Dilma como se o PT "não tivesse também a total responsabilidade" pela atual crise econômica. "O programa zomba da inteligência e desrespeita milhões de trabalhadores", disse.

Colaboraram Gustavo Uribe, de São Paulo, e Andréia Sadi, de Brasília

Nenhum comentário: