sábado, 13 de junho de 2015

Deputado Domingos Sávio (MG) assume PSDB estadual em busca de terreno político

Juliana Cipriani /Estado de Minas

• Partido terá foco em aumentar o número de prefeitos e aliados em todo o estado. Nas capitais e cidades-pólo a prioridade é ter um nome próprio para concorrer

Com a missão de fazer o partido recuperar terreno político em Minas Gerais e tendo como primeiro teste as eleições municipais do ano que vem, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) assume neste sábado a presidência do PSDB estadual traçando metas. A primeira delas é chegar até dezembro deste ano com apenas um pré-candidato na legenda à Prefeitura de Belo Horizonte – atualmente, são cotados até seis nomes. O parlamentar disse que o partido quer ter candidatura própria na capital, o que não ocorre desde 2000. Para se fortalecer, os tucanos pretendem ainda se reaproximar de legendas que no Legislativo integram extraoficialmente a base do governador Fernando Pimentel (PT).

O processo de definição do nome tucano a ser lançado passará pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, que estarão presentes na convenção. O secretário-geral do partido será o deputado estadual João Vítor Xavier, um dos cotados para concorrer à PBH. Além dele, o novo presidente fala nos também deputados estaduais João Leite e Gustavo Valadares. Na lista estão ainda o deputado federal Rodrigo de Castro, o senador Anastasia e o ex-prefeito Pimenta da Veiga, derrotado na disputa ao governo no ano passado.

“Não parece sensato ir para a negociação com aliados com cinco ou seis bons candidatos. Vamos fazer esse trabalho para sair com uma candidatura do PSDB fortalecida o suficiente para demonstrar aos aliados que é viável”, afirmou Domingos Sávio. Apesar de defender a candidatura própria, o parlamentar diz que qualquer negociação está em aberto.

O partido terá foco em aumentar o número de prefeitos e aliados em todo o estado. Nas capitais e cidades-pólo a prioridade é ter um nome próprio para concorrer, mas o PSDB não descarta ceder cabeça de chapa onde os aliados estiverem melhor organizados e não houver segundo turno. “Onde tem dois turnos o PSDB vai se esforçar para ter candidato e estimular inclusive os aliados”, afirmou.

Nenhum comentário: