segunda-feira, 1 de junho de 2015

'Distritão' é uma negação dos partidos, diz Alckmin

• Governador de São Paulo criticou projeto no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos para o partido ou coligação

Pedro Venceslau - O Estado de S. Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, criticou neste domingo, 31, em passagem pela convenção municipal do PSDB na capital paulista, o projeto de sistema político chamado 'distritão', no qual são eleitos os mais votados em cada estado ou município, sem levar em conta os votos para o partido ou coligação.

O modelo, que foi rejeitado pelos deputados semana passada na votação da reforma política, dividiu o PSDB. À revelia da posição defendida pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), 21 deputados tucanos votaram favoravelmente à criação do sistema do 'distritão'.

"O 'distritão' é uma negação dos partidos e exacerba personalismos", disse o governador. Segundo Alckmin, o modelo ideal é o distrital. "Ele torna as campanhas mais baratas e autênticas", afirmou.

Na votação do tema, o PSDB contou com a presença de 49 de seus 53 parlamentares, sendo que dois se abstiveram. O 'distritão', que era defendido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi rejeitado por 267 votos.

Nenhum comentário: