terça-feira, 21 de julho de 2015

'Condenações têm papel didático'

• Procurador diz que empresários já mudaram a forma de se relacionar com o poder público

Thiago Herdy – O Globo

SÃO PAULO - Um dos procuradores da força-tarefa do MP, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse, em entrevista ao GLOBO, não só acreditar que a operação Lava-Jato já vem mudando a relação de empresários com os agentes públicos como diz que doações partidárias vem diminuindo e que o país está no caminho para ser mais republicano.

O indiciamento e a condenação de empreiteiros podem ter efeito no comportamento de empresários que têm o poder público como cliente?

Já se verificam sinais de mudança de comportamento entre os empresários brasileiros quando o assunto é o seu relacionamento com o poder público, seja como fornecedores de bens e serviços, seja como doadores de campanha. Não é por outro motivo que as doações oficiais neste ano estão em um dos níveis mais baixos já registrados. Indiciamentos, denúncias e condenações contra empreiteiros têm o papel didático de colocar à classe dos empresários a necessidade de rever conceitos arraigados.

A sentença e a continuidade das ações da Lava-Jato representam um marco no combate a crimes de colarinho branco?

Um marco dentre diversos marcos. Não haveria Lava Jato sem a Operação Banestado. Nela aprendemos a lidar com novos mecanismos investigativos, bem como alcançar o melhor da cooperação internacional no combate à lavagem de dinheiro. O mérito é de de uma operação em que se conjugou e conjuga o melhor da experiência de anos do MPF e da Polícia Federal no combate do crime de colarinho branco.

Além da ação de órgãos de controle, que mudanças são necessárias para combater a cultura da corrupção no país?

Obviamente há ainda o que se fazer. O importante é a percepção de todos de que estamos no caminho para um país mais republicano.

Nenhum comentário: