quarta-feira, 29 de julho de 2015

Declaração sobre Lava-Jato é criticada

- Maria Lima – O Globo

• Oposição e peemedebistas dizem que Dilma tenta se eximir de culpa

BRASÍLIA - Líderes da oposição e integrantes do PMDB, partido da base aliada, avaliaram que a presidente Dilma Rousseff tentou se eximir de culpa na condução da gestão econômica ao responsabilizar a Operação Lava-Jato pela queda de um ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Segundo os críticos, ela tenta ocultar o fato de que a corrupção investigada pela Lava-jato é causa, e não consequência da crise econômica.

- É mais uma de suas frases sem pé nem cabeça. É uma agressão à inteligência e ao senso ético dos brasileiros por esse caminho a presidente Dilma não tem salvação - afirmou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

- A Lava-Jato não é causa, é consequência. A corrupção endêmica e a gestão econômica irresponsável e desastrosa são as verdadeiras causas da queda do PIB - completou o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE).

A declaração de Dilma só foi apoiada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que anunciou ter passado para a oposição ao governo, a quem acusa de ter as "digitais", nas acusações de que é alvo na Lava-Jato.

- Eu mesmo há tempos já tinha falado isso em algumas palestras. Logo, não vou me contradizer agora. E, além disso, é bem possível sim (que tenha havido impacto) - disse.

Entre os peemedebistas, a avaliação é que a culpa da retração do PIB, longe de ser da Lava-Jato, é da má administração da Petrobras e do intervencionismo do governo - que deprimiu os preços do setor de óleo e gás e centralizou a exploração do pré-sal na Petrobras, com investimentos equivocados, além da corrupção e de outras decisões que levaram à perda do grau de investimento da empresa.

- Como não cola mais botar a culpa na crise internacional, já que nossos vizinhos da América do Sul estão crescendo 3%, ela virou o canhão para a Lava-Jato. Conseguir quebrar uma das maiores petroleiras do mundo e o BNDES é muita incompetência. E o governo Dilma conseguiu as duas coisas - avaliou um ex-líder peemedebista.

Críticas no PMDB
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), da ala independente do partido, concordou que a economia sofre um impacto da investigação na Petrobras, mas disse que a culpa não é da investigação sobre corrupção na estatal:

- A culpa não é da Lava-Jato, mas do que levou a ter a Lava-Jato. O impacto é real, mas não é legítimo culpar as investigações. A culpa é dessas pessoas que estão sendo investigadas e das que levaram a essa situação - disse Moka.

- Se o crescimento do PIB brasileiro estivesse vinculado aos escândalos de corrupção dos governos petistas, estaria negativo uns 20 pontos - ironizou o vice-líder do PMDB, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

Nenhum comentário: