sábado, 18 de julho de 2015

Lula pede investigação de procurador a conselho

• Valtan Furtado abriu inquérito sobre petista

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A defesa do ex-presidente Lula apresentou nesta sexta (17) reclamação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pedindo a apuração da conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado. A informação foi divulgada pelo Instituto Lula.

Furtado, da Procuradoria da República do DF, pediu a abertura de investigação de Lula por suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht em obras financiadas pelo BNDES. O caso já era analisado em caráter preliminar.

A representação de Lula pede a suspensão do inquérito, abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar para o procurador.

Para os advogados do petista, Furtado "violou deveres funcionais" ao interferir na apuração preliminar, que era conduzida pela procuradora Mirella Aguiar, e ao desconsiderar prazos e instâncias do Ministério Público.

A defesa também reclama que o procurador ignorou a defesa de Lula, já que a investigação foi instaurada antes que fossem apresentados os esclarecimentos do petista.

Por fim, os advogados apontam ainda que Furtado errou ao tentar promover a quebra de sigilos fiscal e de correspondência de Lula e de seu instituto com um pedido de compartilhamento de informações com a Operação Lava Jato –já que esta não está investigando o ex-presidente ou o Instituto Lula.

Nenhum comentário: