segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aécio e Marina viajam a Recife para homenagens

Por Marina Falcão e Raquel Ulhôa - Valor Econômico

RECIFE e BRASÍLIA - Em uma tentativa de estreitar lanços com a cúpula do PSB, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, participa do início da maratona de homenagens ao ex governador Eduardo Campos. Hoje, dia em que Campos completaria 50 anos, Aécio estará presente no lançamento de uma coletânea de discursos do ex-governador entre 2007 e 2014, no Recife.

O tucano seguirá para o evento acompanhado do governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB). A cerimônia contará com a presença de governadores, parlamentares, prefeitos e presidentes estaduais do partido, além de líderes nacionais de outras legendas, além da família Campos. O tucano recebeu o apoio da sigla no segundo turno da eleição passada, mas PSB e PSDB não atuam de forma coordenada em Brasília. A sigla que foi comandada por Campos se opõe ao impeachment da presidente Dilma Roussef, por exemplo.

Ainda hoje, haverá uma reunião da Executiva Nacional do PSB no Recife, que será transformado em grande ato político. Aécio irá participar. A candidata presidencial derrotada Marina Silva, que era vice na chapa de Campos, estará presente. Está prevista ainda a presença do governador paulista Geraldo Alckmin, presidenciável tucano para 2018, cujo vice é do PSB. Também foi convidado o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Na quarta feira, Campos será lembrado em Brasília na sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados. Na quinta, data que marca o primeiro ano do falecimento, o Senado promove uma sessão especial em memória do ex-governador. Ainda em Brasília, à noite, será rezada missa em memória de Campos e do avô, o ex-governador Miguel Arraes, por coincidência falecido há exatamente dez anos.

O surgimento do nome de Eduardo Campos como possível beneficiário do esquema de propina na Petrobras, durante investigações da Lava Jato, não intimidou as homenagens ao ex governador. De um ano para cá, Eduardo Campos se tornou nome de praça, de trecho de rodovia, teleférico, instituto de oncologia e até de rótulo de cerveja.

O grupo Petrópolis, estampou mais de 470 mil latinhas de Itaipava com a imagem do ex governador e a frase "Não vamos desistir do Brasil". A ação, segundo grupo, é um reconhecimento da importância do ex governador para implantação da fábrica do grupo em Itapissuma (PE).

A Itaipava " Eduardo Campos" não é o primeiro reconhecimento de apreço do grupo Petrópolis pelo ex governador.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, no exercício de 2014, o grupo Petrópolis doou R$ 3 milhões ao diretório do PSB em Pernambuco, ou 20% do total recebido pela legenda no Estado. O grupo, maior doador individual para o diretório estadual do partido naquele ano, desembolsou ainda mais R$ 1 milhão para o PSB nacional.

Nenhum comentário: