sábado, 1 de agosto de 2015

Hillary pede fim do bloqueio a Cuba

• Declaração mostra que candidata está disposta a desafiar principais rivais republicanos

- O Globo

WASHINGTON — A pré-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton pediu nesta sexta-feira ao Congresso americano acabe “de uma vez por todas” o embargo contra Cuba, em vigor desde 1962, durante um discurso em Miami, reduto da comunidade cubana nos Estados Unidos. A declaração da franca favorita entre os democratas é um sinal que ela está disposta a desafiar seus principais rivais republicanos, contrários à retomada dos laços diplomáticos entre os dois países.

— Temos de substituí-lo com uma abordagem inteligente que favoreça o setor privado e a sociedade civil em Cuba e a comunidade cubano-americana para incentivar o progresso e a pressão ao regime — disse Hillary.

A candidata defendeu que uma relação econômica aberta levaria mais “dignidade e democracia” para a ilha comunista do que continuar com o isolacionismo radical que durou mais de cinco décadas. Ela ainda acusou os seus rivais republicanos na corrida à Casa Branca, sem citar nomes, de defenderem um abordagem da época da Guerra Fria.

— Uma embaixada americana em Havana não é uma concessão, é um farol. Levantar o embargo não é um retrocesso à liberdade, mas sim um avanço — disse a candidata.

Com o discurso, Hillary garantiu que, caso seja eleita, prosseguirá com a política de aproximação iniciada pelo governo de Barack Obama. Menos de duas semanas atrás, Washington e Havana retomaram oficialmente suas relações diplomáticas e reabrir suas embaixadas depois de meio século de hostilidades.

Mais cedo, durante uma convenção de um grupo americano de direitos civis, a democrata lançou um ataque direto ao pré-candidato republicano Jeb Bush, questionando seu compromisso para lidar com questões de desigualdade econômica e racial.

Nenhum comentário: