sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Instituto Lula vira ‘ QG’ da crise petista

• Principais decisões partidárias passam pelo ex- presidente

Sérgio Roxo e Tatiana Farah - O Globo

O Instituto Lula se transformou em “QG” da crise política do PT. Nos últimos meses, todas as decisões importantes do núcleo de comando da legenda, das diretrizes dos programas de televisão à respostas sobre as denúncias da Operação Lava- Jato, são discutidas com o ex- presidente no sobrado localizado no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo.

O presidente do PT, Rui Falcão, vai ao instituto, localizado a seis quilômetros da sede da legenda, entre duas e três vezes por semana. O secretário nacional de comunicação do partido, José Américo Dias, também visita o local com regularidade. O caminho inverso não é feito. Lula não costuma ir à sede do PT.

Falcão, José Américo e o expresidente formam o grupo gestor da crise petista. Os três discutem as estratégias de reação do partido e as sugestões que devem ser levadas à presidente Dilma Rousseff.

Na tarde da última segundafeira, por exemplo, foi no instituto que José Américo se reuniu com o marqueteiro Maurício Carvalho, da equipe de João Santana, para tratar do conteúdo dos comerciais partidários que irão ao ar a partir da próxima terça- feira. Lula não participou dessa reunião, mas ao final, o secretário de comunicação do PT informou ao expresidente o que havia sido decidido e como os filmes serão editados.

Enquanto Américo e o auxiliar de João Santana conversavam, Rui Falcão se reunia com Lula. O presidente do PT ficou mais de uma hora no instituto, onde teria discutido com o expresidente os efeitos do programa de televisão exibido na semana passada.

Lula não só manda seus recados e dá conselhos a Dilma, mas usa seu gabinete para articular a ofensiva dos petistas na tentativa de angariar apoios para a legenda. Da sede do instituto, o ex- presidente também convoca setores da sociedade, como movimentos sociais, religiosos e parlamentares, para retomar o diálogo.

O Instituto Lula foi criado em 2011, após o petista deixar a Presidência da República, com o objetivo de compartilhar políticas públicas de combate à fome com os países da África, promover a integração da América Latina e ajudar a resgatar a história da luta pela democracia no Brasil.

Antes de o petista chegar ao poder, o prédio abrigou o Instituto da Cidadania, destinado à formulação de política públicas e articulação das atividades de Lula.

Há duas semanas, o instituto foi alvo de uma bomba. A polícia ainda investiga quem lançou o artefato.

Nenhum comentário: