segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Oposição critica Janot por arquivar ação sobre Dilma

• Apuração de prestação de contas de campanha tinha sido pedida por Gilmar Mendes

- O Globo

- BRASÍLIA E SÃO PAULO- Líderes de oposição na Câmara dos Deputados divulgaram nota ontem criticando a decisão do procuradorgeral da República, Rodrigo Janot, de arquivar o pedido de apuração de eventuais irregularidades na prestação de contas da campanha de 2014 da presidente Dilma Rousseff.

A nota é assinada pelos líderes Rubens Bueno, do PPS; Carlos Sampaio, do PSDB; Arthur Maia, do SD; e Mendonça Filho, do DEM.

O pedido de apuração foi feito pelo ministro Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da campanha petista. Gilmar manteve aberto o processo no TSE em razão de indícios de irregularidades verificados na Lava- Jato.

No texto, os oposicionistas dizem que a decisão de Janot “causou grande estranheza”, já que há “fortes indícios de irregularidades” nas contas de Dilma. Além disso, eles afirmam que o procurador “parece querer dar lições” ao TSE e às oposições.

Membros da CPI do BNDES querem convocar o ex- presidente Lula para depor sobre as informações da revista “Época” de que ele teria usado sua influência para favorecer a Odebrecht em Cuba, ajudando na obtenção de financiamento. O deputado Alexandre Baldy ( PSDB- GO) protocolará hoje o requerimento.

O senador Aloysio Nunes ( PSDB- SP) defendeu que Lula seja investigado:

— É um fato conhecido que Lula se transformou em lobista. Isso tem de ser investigado.
( Com G1)

Nenhum comentário: