domingo, 27 de setembro de 2015

Cúpula do PMDB defende candidato próprio e ruptura com PT em SP

• Principais lideranças do partido participaram da festa de filiação de Marta Suplicy

Cúpula do PMDB defende ruptura com o PT em São Paulo

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A cúpula do PMDB defendeu neste sábado (26), durante cerimônia de filiação da senadora Marta Suplicy ao partido, a ruptura com o PT em São Paulo.

Na chegada ao Teatro Tuca, em São Paulo, integrantes do comando do PMDB afirmaram que o partido terá candidato próprio na disputa pela prefeitura de São Paulo, em 2016.

"Teremos candidato à prefeitura", afirmou o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia), ex-governador do Amazonas.

Vice-presidente do partido, o senador Valdir Raupp (RO) disse que a presença de líderes nacionais é o indício de que o PMDB romperá com o prefeito Fernando Haddad (PT).

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), propôs neste sábado lançamento de candidatura própria para prefeituras e para a Presidência.

Ele foi objeto de aclamação no evento um dia depois de mais um delator da Operação Lava Jato, Fernando Baiano, ter dito que Cunha recebeu propina do petrolão, o que o deputado nega.

"Chega de viver a reboque (do PT). Time que não joga não tem torcida", disse Cunha.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), destacou que o "Brasil vive a maior crise política e econômica desde 1964".

Em seu discurso, Marta afirmou que o PMDB é amplo: "Sinto que caibo aqui".

O presidente da República em exercício, Michel Temer, também participou da cerimônia de filiação de Marta ao partido.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PCdoB), compareceu à filiação de Marta. "Vim prestigiar o PMDB. Somos aliados do PT", disse Aldo.

Além do PCdoB, PTB e PSD enviaram representantes ao evento.

Disposto a concorrer, o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, afirmou que "o PMDB é um partido que não tem dono".

Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), destacou que o Brasil vive hoje um desafio.

Representantes do PSDB também estiveram na filiação, como Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Disputa
Haddad tentou convencer o PMDB a não lançar a ex-petista na disputa pela prefeitura.

Temendo que o eleitorado tradicional do PT possa migrar para Marta, o prefeito decidiu investir na bancada de vereadores peemedebistas e nos integrantes do diretório municipal do PMDB para impedir que eles escolham a senadora como candidata à prefeitura no ano que vem.

Haddad teve uma reunião dura com os quatro vereadores do PMDB de São Paulo.

No encontro, chegou a apelar para que os vereadores apoiassem a candidatura de Chalita à Prefeitura, no lugar de Marta.

Ainda segundo dois participantes do encontro, Haddad disse que não é "trouxa" e ameaçou lançar cinco candidatos para disputar com os vereadores do PMDB em seus redutos.

Nenhum comentário: