quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FH: ‘ Só se consegue aumentar imposto quando há credibilidade’

• Ex- presidente lança no Rio livro com crônicas sobre o lulopetismo

Cristina Tardáguila - O Globo

Ao lançar ontem no Rio seu livro “A miséria da politica - crônicas do lulopetismo e outros escritos” ( ed. Civilização Brasileira), o expresidente Fernando Henrique Cardoso criticou, em debate mediado pelo colunista do GLOBO Merval Pereira, a ideia de elevar impostos como meio de solucionar a crise econômica brasileira.

— Imposto ninguém quer, porque é imposto. E só se consegue aumentar imposto quando há credibilidade — disse FH. — Eu fiz a CPMF com ( o ex- presidente) Itamar ( Franco) e ( o- ex ministro da Saúde Adib) Jatene. Havia credibilidade, e eu tive apoio. Agora, para qualquer tentativa de imposto, há barreira porque há desconfiança no governo e na maneira como as coisas estão funcionando.

O novo livro do ex- presidente reúne crônicas publicadas no GLOBO e no jornal “O Estado de S. Paulo” entre 2010 e os primeiros meses de 2015. Abarca portanto as duas campanhas e os dois mandatos de Dilma Rousseff. Há também artigos publicados em revistas e discursos proferidos nesse período.

Perguntado sobre a adesão de tucanos a movimentos em favor do impeachment da presidente Dilma, FH disse que não estimula nenhuma adesão.

— Impeachment só ocorre quando é indiscutível. Não adianta estimular — afirmou.

Nenhum comentário: