quinta-feira, 10 de setembro de 2015

País perde selo de bom pagador

• Ao rebaixar nota, S&P questiona capacidade do governo de se articular politicamente e ajustar contas

*Descontrole das contas públicas faz agência S&;P tirar do Brasil selo de país bom pagador
*Medida encarece crédito do brasil e pode retirar investimentos do país *Esperada para 2016, decisão surpreende analistas *Avisado, governo se reúne para decidir o que dizer

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A incapacidade da gestão Dilma Rousseff de equilibrar as contas públicas e as divergências públicas de integrantes do governo levaram a agência Standard & Poor's a rebaixar a classificação do Brasil para grau especulativo (com maior risco de calote).

A decisão deve elevar os juros cobrados do país.

A agência indicou ainda que a nota pode sofrer novo rebaixamento nos próximos meses. A perda do grau de investimento –selo de bom pagador– já era esperada desde que o governo enviou ao Congresso, no final do mês passado, Orçamento prevendo rombo nas contas em 2016. Analistas, no entanto, não esperavam que a decisão ocorresse tão cedo.

Antes do anúncio, para tentar recuperar a credibilidade, a presidente se comprometera a enviar nas próximas semanas propostas de aumento de receitas e corte de despesas, para economizar 0,7% do PIB em 2016. Em seu comunicado, a S&P aventa a possibilidade de o país enfrentar três anos seguidos de deficit e dívida crescente.

Nenhum comentário: