sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Para não repetir Collor, PT desiste de apelo

PT recua sobre ir às ruas de verde e amarelo

• Pela internet, direção nacional conclamava para o dia 7; cores têm sido usadas em protestos contra o governo

Sérgio Roxo - O Globo

Após convocar militantes a irem às ruas de verde e amarelo no Sete de Setembro em defesa do governo, o PT recuou com medo do efeito Collor. - SÃO PAULO- Menos de 24 horas depois de convocar os militantes para ir às ruas vestidos de verde e amarelo no Dia da Independência, na próxima segunda- feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ex- presidente Lula, o PT recuou e desistiu da ideia. Em agosto de 1992, o ex- presidente Fernando Collor pediu ao povo para ir às ruas com as cores da bandeira brasileira, em apoio ao seu governo. O pedido inspirou o protesto dos caras- pintadas, que foram às ruas de preto.

Um texto publicado no site do partido no final da tarde de quarta- feira dizia: “A direção nacional do partido está mobilizando a militância em todo o país de verde e amarelo em defesa da democracia, de Dilma, Lula e contra o golpe”. A convocação foi destacada durante o dia de ontem na página principal do site do partido. O presidente do nacional da legenda, Rui Falcão, chegou a republicar em sua conta no Twitter um chamamento feito pela liderança do PT no Senado para que os militantes aderissem ao uso do verde e amarelo no 7 de setembro.

Depois de O GLOBO questionar o vice- presidente do PT, Alberto Cantalice, responsável pela comunicação da legenda na internet, sobre a publicação, o partido alterou o texto.

— Esse é um movimento que está sendo feito pelo PT de Brasília — afirmou Cantalice, negando participação da direção nacional da legenda na mobilização, ao contrário do que estava escrito no texto publicado no site.

No começo da noite de ontem, o trecho do texto foi alterado para: “A direção nacional do partido está mobilizando a militância em todo o país a ir às ruas com as bandeiras do Brasil e do PT, em defesa da democracia”.

— Resolvemos mudar para não parecer que estamos querendo confusão — justificou Cantalice.
O verde e amarelo tem sido usado pelos participantes de manifestações contra o governo federal. Neste ano, já foram três grandes protestos, que aconteceram nos dias 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto.

Dilma participará das atividades do dia 7
O Revoltados Online, um dos movimentos que têm participado os atos contra Dilma, programou um protesto para o dia 7 em Brasília com o objetivo de constranger a presidente durante o desfile do Dia da Independência. Mas mesmo correndo o risco de ser vaiada, Dilma já decidiu participar, como fez nos outros anos, do desfile. O governo aposta que a maioria do público será formado por famílias interessadas em assistir ao desfile e à apresentação da esquadrilha da fumaça.

De acordo com o vice- presidente do PT, o objetivo do partido é apenas convocar os militantes para participarem da 21 ª edição do Grito dos Excluídos, manifestação organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB) com apoio de outros movimentos sociais, que acontece tradicionalmente no dia 7 de setembro.

— Não queremos fazer nenhum confronto ou medição de força. O que existe é uma convocação para engrossar as manifestações do Grito dos Excluídos — disse Cantalice.

Nenhum comentário: