quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Por votos, Dilma oferece dois ministérios a deputados do PMDB

• Parlamentares do partido querem Saúde e Infraestrutura, que uniria outras pastas

Simone Iglesias, Júnia Gama, Chico de Gois e Cristiane Jungblut - O Globo

- BRASÍLIA- De olho nos votos da bancada do PMDB na Câmara, decisivos para a aprovação do ajuste fiscal e de um eventual pedido de impeachment, a presidente Dilma Rousseff ofereceu ontem dois ministérios aos deputados do partido. Recebeu como contraproposta os pedidos dos ministérios da Saúde, um dos mais importantes da Esplanada, e de Infraestrutura, que uniria Portos e Aviação Civil. Deputados diziam que, se Dilma recusar, deverão fazer oposição automática ao governo.

A bancada definiu uma lista tríplice para cada ministério e caberá a Dilma escolher o nome. Para a Saúde, hoje ocupada pelo PT, as indicações são Marcelo de Castro ( PI), Manoel Júnior ( PB) e Saraiva Felipe ( MG), que já foi ministro no primeiro mandato do ex- presidente Lula. Para Infraestrutura, os indicados são Newton Cardoso Júnior ( MG), Mauro Lopes ( MG) e José Priante ( PA). Como primeiro gesto de boa vontade, a bancada decidiu decidiu apoiar ainda ontem a manutenção dos vetos da presidente a projetos que aumentam despesas.

A expectativa no partido é ficar com cinco ministérios: os dois indicados pela bancada da Câmara; a manutenção de Kátia Abreu ( Agricultura) e Eduardo Braga ( Minas e Energia), ambos senadores licenciados, na cota da bancada do Senado; além da manutenção do ex- presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo, nome que seria da cota pessoal da presidente.

Temer não indicará novos ministros
O nome do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, ligado ao vice- presidente Michel Temer não foi cogitado pelos deputados do PMDB para representar a bancada. O líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani ( RJ), que se reaproximou de Dilma nos últimos dias, a ponto de ser recebido por ela, disse que levaria os nomes à presidente ainda ontem à noite.

— Por ampla maioria, a bancada decidiu que fará a indicação dos nomes à presidente para compor o novo Ministério. A pasta será definida pela presidente. O que está sinalizado seria a indicação de dois deputados, e aguardamos a presidente definir quais serão as pastas — disse.

A bancada do PMDB na Câmara tem votado sistematicamente dividida. A situação melhorou um pouco durante as votações do primeiro pacote de ajuste fiscal, que cortou benefícios previdenciários e trabalhistas — quando Temer e Padilha estiveram à frente da articulação política do governo. Com possibilidade de deixar o governo nos próximos dias, Padilha afirmou que qualquer tratativa entre governo e partidos na reforma ministerial deverá se refletir em apoio no Congresso:

— Nesse caso, ( a sugestão de nomes para o Ministério) está sendo indicada pela bancada inteira e presumo que a bancada vai ter compromisso absoluto com as posições do governo dentro da Câmara — disse Padilha.

No Senado, a posição adotada foi bem diferente. Na mesma linha de Temer, que não indicará ninguém, o presidente do Senado, Renan Calheiros ( PMDB- AL), comunicou a Dilma que não participará das negociações sobre a reforma ministerial e sobre o espaço que o PMDB terá na nova estrutura.

Renan disse que sua função como presidente do Senado é incompatível com esse tipo de negociação. O líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira ( CE), também disse que não indicaria nomes por se tratar de uma decisão da presidente. Apesar de não quererem ficar com a paternidade de nenhuma indicação, os senadores do PMDB avisaram Dilma que não se opõem à manutenção de Eduardo Braga no Ministério de Minas e Energia.

O PMDB ocupa o comando de sete ministérios: Agricultura, Minas e Energia, Turismo, Aviação Civil, Pesca, Portos e Secretaria de Assuntos Estratégicos ( SAE). Na nova estrutura, essas pastas devem ser reduzidas a quatro, com a extinção da SAE e a união da Aviação Civil e Portos e da Pesca à Agricultura.

Nenhum comentário: