quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PT listava cargos e ‘ padrinhos’ políticos

Renato Onofre - O Globo

SÃO PAULO - Primeiro político punido na Lava- Jato, o ex- deputado do PT André Vargas foi condenado a 14 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. A Lava- Jato fez acordo de delação com Fernando Moura, ligado ao ex- ministro José Dirceu, que está preso. Olobista Fernando Moura, amigo de José Dirceu, admitiu ter ajudado o PT a selecionar nomes para o governo antes de o ex- presidente Lula assumir, em 2002.

Em delação premiada, ele disse ainda que a nomeação do exdiretor de Serviços Renato Duque foi aprovada pelo então secretário- geral do PT, Sílvio Pereira.

Após a eleição de Lula, Pereira ficou responsável no PT por organizar nomeações políticas que o partido teria que fazer. O ex-secretário fazia as entrevistas e o lobista catalogava as indicações em um sistema informatizado criado pelo PT, que tinha a lista de cargos no governo a serem preenchidos. 

Para a inclusão de um nome era fundamental colocar o “nome do padrinho” político. O PT não vai se pronunciar.

Um dos indicados foi Duque, que chegou através do presidente da empreiteira Etesco, Licínio de Oliveira Filho. Por intermediar a nomeação, o lobista recebia da empresa US$ 30 mil a cada três meses. A Etesco nega a indicação. Moura afirmou que ajudou Pereira a distribuir dinheiro de caixa dois a campanhas petistas em 2004. A delação pode complicar a situação de Dirceu. Moura teria se associado ao exministro para obter propinas.

Nenhum comentário: