sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Desiludida, população 'esquece' de política e economia nas redes sociais

Por Estevão Taiar - Valor Econômico

SÃO PAULO - Apesar do espaço que as notícias de política e economia têm conquistado na mídia, a população brasileira se sente cada vez mais distante de ambos os temas. É isso o que foi detectado pelo Índice de Impacto e Perspectivas Brasil (IP Brasil), indicador semanal divulgado com exclusividade pelo Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, toda quinta-feira. Ele mede tanto o alcance que a discussão de um tema teve nas redes sociais e nas seções opinativas da imprensa quanto a avaliação de todos esses formadores de opinião sobre o assunto. Mais de 1,2 milhão de posts, colunas e editorias entram na análise.

Em relação à política, o sentimento é de distância entre o que acontece em Brasília e o que acontece no resto do país. "Há uma percepção de que não vale a pena discutir política, porque os políticos só debatem o que interessa a eles próprios", diz Marilia Stabile, sócia e diretora-geral da .MAP, empresa criadora do IP Brasil.

Os dados coletados pela empresa ilustram essa tese. Em uma escala de zero a 100%, o IP Política chegou a 36%, número que ilustra a má avaliação que o público tem do assunto. Quanto mais próximo de zero, pior a avaliação. Em termos de difusão, ele ocupou 40% das discussões, em comparação com 52% na semana passada.

Na economia, o sentimento de distância também está presente, mas é ainda mais forte a percepção de desistência, de que a situação não vai melhorar. O assunto ocupou apenas 17% das discussões de uma semana para cá. Geralmente, essa taxa fica em 40%.

"Para o público, pior do que está, não fica, então é melhor nem discutir", diz Marilia. "O discurso técnico usado pelos economistas também não ajuda. Nada disso vai pagar as contas do cidadão no final do mês."

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