sábado, 31 de outubro de 2015

FH diz que PT ‘foi engolido por uma utopia regressiva’

• Ex-presidente admite que ficou ‘mordido’ por Lula não procurá-lo

- O Globo

SÃO PAULO - Em entrevista nesta sexta-feira ao programa Conexão Roberto D’Ávila, da Globonews, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu, em resposta à provocação feita pelo jornalista, ter ficado “mordido” com o ex-presidente Lula por tê-lo convidado a conversar em diversas ocasiões, antes da crise, sem que o petista jamais tenha retribuído o gesto. Fernando Henrique, no entanto, disse que seus sentimentos pouco importam diante das condições do país e das diferenças de visões que nutre com o PT:

“O problema é eles (PT) entenderem o que se passa, que esse populismo latino-americano leva os países ao desastre, a Venezuela está acabando como país. Eles vão continuar tomando essas mesmas posições? Porque atrapalha o Brasil. Não podemos ficar a reboque de corporativismo, de populismo, de atraso. Acho que o PT foi engolido por uma utopia regressiva, mas pode reagir. Precisa pensar no futuro, em ideias novas”. Fernando Henrique se mostrou disposto a sentar com adversários partidários para discutir saídas para a crise política e econômica.

“Você não sai de uma encalacrada do tamanho da nossa se um fica acusando o outro, você tem que ter autocrítica coletiva. Antes das eleições tive contato com duas pessoas ligadas ao PT e disse: “Isso aqui vai mal, está na hora de conversar”. Não houve sensibilidade no momento adequado. Isso não justifica que agora não se tente ver como se sai de onde estamos”, disse.

No entanto, o ex-presidente afirmou que Dilma Rousseff “não tem a vocação para a conversa. Não comigo, com o país, com o Congresso”. E voltou a sugerir a renúncia. “Porque a presidente não faz um gesto de grandeza: não me querem, eu vou me embora se vocês aprovarem isso, isso e isso — disse, referindo-se a propostas que considera fundamentais como as reformas política e da previdência”.

Nenhum comentário: