sábado, 21 de novembro de 2015

Lula diz a juventude petista que acusações contra partido são "teses"

Por Andrea Jubé - Valor Econômico

BRASÍLIA - Em discurso no Congresso da Juventude do PT nesta sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exortou os jovens a ajudarem a presidente Dilma Rousseff a “sair da encalacrada” onde a oposição a colocou, pediu a Deus que o “ajuste” seja votado até o fim do ano para que venha o “crescimento” e chamou de “teses” as denúncias de corrupção contra petistas.

Lula ressaltou que é preciso ganhar “2016” antes de “2018” e recomendou aos jovens petistas que ergam a cabeça. “A gente não pode permitir que ladrão chame petista de ladrão”, afirmou.

Lula recomendou à plateia, formada por cerca de 300 jovens, que ajudem a “companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição colocou a gente”. Dilma foi convidada para o evento, mas aconselhada a não comparecer, porque os jovens gritavam palavras de ordem como “Fora, Levy” e “Fora, Cunha”, em alusão ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Eles perderam e não souberam perder, o que de mais grave pode acontecer a eles é que se continuarem com essa ignorância política, podem perder a quinta eleição”, disse Lula. “Deus queira que seja aprovado tudo o que ela [Dilma] quer até o fim do ano para a gente virar a página do ajuste e botar na página do crescimento”, disse, sobre os itens que precisam ser aprovados no Congresso Nacional sobre o ajuste fiscal.

O ex-presidente chamou de “tese” as denúncias de corrupção contra petistas, que foram julgados e condenados no mensalão, e agora são investigados na Operação Lava-Jato, que investiga desvios na Petrobras.

“Estão dizendo que companheiros nossos receberam dinheiro de propina, é apenas uma tese, eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado na sacristia”, afirmou.

“Na Petrobras tinha o cofre do dinheiro honesto, da propina, do dinheiro, e o Vaccari [João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, que está preso na Lava-Jato] só pegou do cofre do dinheiro sujo?”, questionou.

Lula ressaltou que “não tem 2018 se a gente não tiver 2016”, em alusão às próximas eleições municipais. “Precisamos construir 2016”, ressaltou. Ele disse que onde o PT não tiver candidato, é preciso fazer alianças, porque o povo não elege apenas candidatos de esquerda.

O ex-presidente disse que se preocupa com a “tentativa de setores dos meios de comunicação e da sociedade de induzir a sociedade brasileira a não gostar de política”. Segundo ele, a “desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta”.

Lula afirmou que sem a política, “o que vem é sempre pior”, e citou os exemplos da ditadura militar no país, que se estendeu de 1964 até 1985, e a eleição de Silvio Berlusconi na Itália. Ele disse, por fim, que o PT fez mais por esse país que qualquer outro partido. “Este país foi preparado para ser governado para um terço da sociedade”, afirmou.

Ao final, recomendou que os jovens façam um documento que avance em relação às palavras de ordem “fora Levy” e “fora Cunha”. “Quero saber qual é a proposta da juventude para a educação, para geração de empregos pra jovens”, afirmou.

Nenhum comentário: