segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Marcus Pestana: Mariana: um grito em favor da vida e do futuro

- O Tempo (MG)

Cenas desoladoras. A fúria da lama de rejeitos minerais engolindo o pacato e bucólico distrito de Bento Rodrigues. Dezenas de vidas e sonhos soterrados pelas ondas que as barragens rompidas de Fundão e Santarém cuspiam. Mariana, berço de Minas, barroca e colonial, chorando seus filhos. Casas, veículos, plantações, móveis impotentes se rendendo à força da corrente de destruição que de Mariana descia em direção ao Vale do Rio Doce. Por onde passava, o caos se instalava. Nem a mais insensível pessoa conseguiu ficar indiferente ao maior desastre ambiental já ocorrido no Brasil.

Um colega da bancada mineira postou um vídeo com uma matéria linda sobre a Associação de Produtores de Geleia de Pimenta Biquinho em Bento Rodrigues. Fiquei imaginando a dor daqueles personagens. Cinco mulheres e um homem que se reuniram para plantar laranja, limão e a pimenta, e, juntos, em sua pequena fábrica, adicionaram açúcar e alguns segredos não revelados para fornecer a seus clientes a iguaria. Nas entrevistas, aulas de empreendedorismo, amizade e solidariedade. Agora todo esse esforço foi enterrado debaixo da lama.

Mas nenhum impacto é maior do que a perda de vidas. Parentes olhando para aquele oceano de lama em busca de um fio de esperança em relação aos desaparecidos queridos.

Onde falhamos? O que deixou de ser feito? As vidas não voltarão. O rio está ameaçado. Os efeitos da tragédia são devastadores. O maior e talvez único ganho será o aprendizado.

E o pior, o perigo ainda não passou. A maior barragem, Germano, que represa um volume três vezes maior do que as duas que se romperam, ganhou uma trinca enorme na base de sua estrutura.

Nesses momentos de tragédia e comoção é natural, e se repete sempre, uma enorme mobilização. Todos se reúnem numa rede de solidariedade e apoio às famílias e regiões afetadas. Mas, com o tempo, essa energia vai se arrefecendo e muitos recursos e medidas anunciadas ficam pelo meio do caminho.

Agora é preciso menos retórica e mais ação. E transparência. A lama é tóxica ou não? Germano corre risco de se romper? Quais são as alternativas para normalizar o abastecimento de água na área afetada? O rio Doce sobreviverá e de que forma?

Da nossa parte, no Congresso Nacional, cabe aperfeiçoar o arsenal legal-normativo que regula o licenciamento ambiental de empreendimentos como o causador da tragédia e aprovarmos rapidamente o novo Código da Produção Mineral que modernizará o funcionamento do setor.

É hora de aprender com os erros e agir.

Minas Gerais carrega no nome sua essência mineral. Nossa economia depende fortemente da produção mineral. Mas antes vem a defesa da vida e do horizonte ambiental das futuras gerações. Defender a vida e o futuro é, sim, criar empregos, renda e riqueza, mas é, acima de tudo, ouvir o grito silencioso e forte que nasce em Mariana, nos abrindo os olhos para percebermos que o desenvolvimento não pode ser a qualquer preço. É preciso que seja seguro e sustentável.
---------------
Marcus Pestana, deputado federal PSDB-MG)

Nenhum comentário: