domingo, 15 de novembro de 2015

Opinião do dia - Roberto Freire

Em defesa da Humanidade

O Partido Popular Socialista – PPS – condena os ataques terroristas a diversos pontos de Paris nesta sexta-feira, e se solidariza com todo o povo da França, particularmente as famílias das vítimas deste grave e cruel atentado contra a Humanidade.

A pior onda de violência a atingir a França desde a Segunda Guerra (1939-1945) há apenas 10 meses do atentado ao semanário satírico Charlie Hebdo, também na capital francesa, é a face da barbárie do terrorismo que vitima a França pelas forças regressivas que pregam o fim do Estado laico, da liberdade de expressão e da democracia.

O atentado em Paris revela a face do ódio e da intolerância de grupos radicais que não aceitam a democracia como valor universal e partem para uma guerra com o objetivo de colocar em xeque as conquistas sociais, a emancipação da humanidade e a paz mundial.

Nossa visão de uma esquerda democrática não se coaduna com o uso da violência como instrumento de promoção de uma fé religiosa por essa ou qualquer outra motivação.

A tolerância aos que professam qualquer religião, ou não a professam, é uma grande conquista da sociedade democrática e esse odioso atentado reforça a necessidade de reafirmarmos nosso compromisso com os princípios básicos dos direitos cidadãos.

Neste sentido, manifestamos total solidariedade ao povo francês na esperança de que os acusados desse ato covarde sejam identificados, presos e julgados.

O PPS continuará ao lado dos que defendem o Estado Democrático, contra o obscurantismo e a visão totalitária que intimida e mata inocentes, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com necessidade permanente de convivência com a diferença e a liberdade.

Roberto Freire
Presidente do PPS”

Nenhum comentário: