domingo, 1 de novembro de 2015

Oposição cobra Lula e ex-ministros por operações apontadas pelo Coaf

Por Bruno Peres – Valor Econômico

BRASÍLIA - Integrantes oposicionistas na comissão de deputados que investiga operações envolvendo o BNDES defenderam neste sábado a convocação imediata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ex-ministros petistas Antonio Palocci, Fernando Pimentel e Erenice Guerra para prestar esclarecimentos sobre movimentações milionárias consideradas suspeitas identificadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em relatório divulgado neste fim de semana pela revista "Época". De acordo com a revista, foram examinadas contas bancárias e aplicações financeiras de 103 pessoas e 188 empresas ligadas aos petistas, somando quase meio bilhão de reais.

Ao mesmo tempo, a oposição vai reforçar os pedidos de acesso da CPI do BNDES a informações fiscais, bancárias e telefônicas relacionadas aos quatro petistas alvos do relatório do Coaf, órgão responsável por combater a lavagem de dinheiro no país. “São graves as denúncias. Isso merece atenção especial da Câmara, em particular da CPI do BNDES”, disse o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). “Precisamos avançar e apurar de fato o que tem acontecido nessa relação que vêm se mostrando cada vez mais nebulosa entre lideranças petistas e as empresas brasileiras que financiam esse suposto esquema de corrupção”, acrescentou o tucano, em referência às acusações de uso do BNDES para beneficiar grupos econômicos com financiamentos subsidiados.

A publicação mostra que o relatório do Coaf, produzido a partir de solicitação da CPI do BNDES, apontou comunicações ao órgão de indícios de irregularidades que vão de transações financeiras incompatíveis com o patrimônio a saques em espécie e resistência em informar o motivo de uma grande operação e a incapacidade de comprovar a origem legal dos recursos. A CPI do BNDES investiga suspeitas de que os petistas alvos do relatório tenham se beneficiado em operações de financiamento do banco.

“As denúncias são gravíssimas. Devem e merecem ser investigadas”, disse o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), um dos integrantes da CPI do BNDES. “Comprovadas essas denúncias, elas confirmam a afirmação do ex-ministro Joaquim Barbosa, de que o país foi assaltado por uma quadrilha, organização criminosa, revelando a podridão que o Partido dos Trabalhadores e esse governo proporcionaram a 200 milhões de brasileiros”, completou o deputado, em referência ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) que relatou o caso do chamado mensalão do PT.

Instituto Lula
O Instituto Lula, que não respondeu objetivamente aos questionamentos apresentados pela publicação, divulgou nota neste sábado procurando desqualificar a reportagem. O Instituto Lula aponta ainda que o relatório divulgado pela revista neste fim de semana remete à publicação da revista "Veja" de agosto relacionada aos valores recebidos por Lula com palestras, também feita a partir de relatório do Coaf cujo vazamento foi alvo de pedido de investigação pela Polícia Federal (PF).

"A revista não tem interesse em entender ou reportar os fatos de forma fiel, quer apenas construir ilações. Não tem o que se chama de jornalistas investigativos: são apenas redatores sensacionalistas, operando documentos vazados ilegalmente. Não apresenta fatos, quer apenas especular e fazer barulho em cima de tais documentos", disse o Instituto em nota.

Nenhum comentário: