sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Pedro Paulo: ex-mulher registrou ameaça

• Em 2010, Alexandra foi à DP e contou que secretário dizia que ia ‘sumir’ com a filha

Marco Grillo - O Globo

Uma reunião do PMDB na segunda-feira vai ajudar os líderes do partido a medirem a temperatura do apoio dos correligionários ao pré-candidato à prefeitura, Pedro Paulo Carvalho, envolvido em mais um episódio policial. Após os dois casos já revelados de agressão à ex-mulher, Alexandra Marcondes, um depoimento registrado por ela em 4 de agosto de 2010 acusa o secretário municipal de Coordenação de Governo de ameaçá-la “diariamente”, após a separação, e de afirmar que iria “sumir” com a filha do casal.

O teor do documento foi revelado pela revista “Época” e confirmado pelo GLOBO. Até o momento, a cúpula partidária avalia que é mais prudente esperar o desenrolar dos acontecimentos. O encontro foi marcado antes do surgimento da crise, para eleger o diretório estadual.

— O assunto (Pedro Paulo) vai surgir naturalmente — reconhece um dirigente.

Por enquanto, o comando da sigla no estado evita discutir abertamente a substituição do secretário por outro candidato. Dois fatores encadeados contribuem para a cautela: o ex-governador Sérgio Cabral defende que a sucessão deve ser comandada pelo prefeito Eduardo Paes; e o respeito à posição de Paes, que mantém o apoio a Pedro Paulo.

— Esse é o cenário agora. Mas a política é dinâmica, lá na frente ninguém sabe o que vai acontecer — diz outro membro da Executiva estadual.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca), Pedro Paulo, duas vezes após o divórcio, foi até a casa da ex-mulher, subiu sem autorização e deu diversos chutes na porta do apartamento. Em uma das ocasiões, no dia em que o registro foi feito, o secretário “passou a chutar a porta e ficou gritando, dizendo que, domingo, Dia dos Pais, iria pegar a criança e sumir”.

Em depoimento, Alexandra disse ainda que o secretário ligava para ela e para sua mãe dizendo que iria “tirar a guarda da criança e sumir com ela”. O inquérito, enviado ao Ministério Público em 2012, foi arquivado por falta de provas.

O boletim também faz referência ao episódio de agressão ocorrido em 2010. Na ocasião, o boletim de ocorrência e o laudo do Instituto Médico Legal (IML) registraram que Pedro Paulo chegou a quebrar um dente da ex-mulher com as agressões. Em outro registro, de 2008, Alexandra narra que o secretário a agrediu e a xingou dentro do carro, na frente da filha.

Pedro Paulo disse, em nota, que “os episódios da sua difícil separação já foram esclarecidos publicamente por ele e pela exmulher”. O secretário afirma que os documentos deveriam ser protegidos por “sigilo de Justiça” e acrescenta que o caso relativo às ameaças já foi arquivado. Por meio da assessoria, Paes afirmou que não tem “mais nada a acrescentar”. O advogado de Alexandra disse que não conhecia o teor do boletim de ocorrência e que não comentaria o caso.

Nenhum comentário: