domingo, 6 de dezembro de 2015

Sem candidato natural, partido já pensa em alternativas

• Carlos Roberto Osorio surge como favorito para substituir Pedro Paulo

O Globo

O secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, era preparado desde o início da gestão para ser o candidato à sucessão do prefeito Eduardo Paes. Dentro do partido, é visto como o quadro mais bem talhado para a função. Caso a candidatura realmente se inviabilize em função do desgaste provocado pelas agressões à ex-mulher, não há um nome natural para substituí-lo. Apesar de o partido não discutir abertamente a troca, alguns nomes já começaram a ser ventilados nos bastidores do PMDB. A certeza é que o escolhido precisará passar, obrigatoriamente, pelo crivo de Paes.

O nome do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, já foi testado em pesquisas qualitativas, e o resultado positivo agradou à cúpula do partido. Ele nega expectativas quanto à eleição do ano que vem.

— Estou trabalhando normalmente — disse.

Para construir a candidatura, precisará vencer uma possível resistência do prefeito. Paes não ficou satisfeito quando Osorio deixou a secretaria municipal de Transportes para ocupar o atual cargo no governo do estado, no início deste ano. A relação com o presidente estadual do partido e da Alerj, Jorge Picciani, também terá que passar por ajustes. Recentemente, Picciani se irritou com Osorio na discussão de um projeto de lei sobre a instalação de biometria em ônibus.

Uma possibilidade mais distante é a da candidatura do deputado federal Leonardo Picciani, filho de Jorge Picciani. Leonardo é líder do PMDB na Câmara dos Deputados e visto como um possível candidato à presidência da Casa se Eduardo Cunha (PMDB-RJ) for destituído do cargo. A expectativa de uma carreira promissora em Brasília afasta, neste momento, Leonardo da disputa no Rio. Outro filho de Picciani é Rafael, secretário municipal de Transportes e escolhido como vice na chapa com Pedro Paulo. Aos 29 anos, ainda é considerado jovem para assumir a frente da disputa.

Nenhum comentário: