quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Temer confirma que Bumlai intermediou reunião com Cerveró

• Vice contradiz pecuarista e diz que ouviu de ex-diretor pedido para que fosse mantido na Petrobras

- O Globo

BRASÍLIA - O vice-presidente Michel Temer confirmou ontem que o pecuarista José Carlos Bumlai telefonou para ele em 2007, para pedir que recebesse Nestor Cerveró, então diretor da Petrobras. Naquele ano, Temer era deputado federal e presidente nacional do PMDB. Na conversa com Bumlai, segundo a assessoria do vice, houve apenas o pedido de que recebesse Cerveró. A informação contradiz depoimento dado esta semana por Bumlai à Polícia Federal.

Temer ouviu de Cerveró um pedido de ajuda para que fosse mantido na direção da área Internacional da Petrobras. Temer nega, no entanto, que tenha havido uma reunião entre ele, Bumlai e Cerveró para tratar do assunto. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, em depoimento à PF, Bumlai afirmou que não se dedicou a ajudar na manutenção de Cerveró no cargo. O pecuarista citou Fernando Baiano, apontado como operador de propinas ao PMDB na Lava-Jato. “Gostaria de consignar que muito embora não se lembre se Fernando Soares lhe solicitou que intercedesse junto ao então presidente da República (Lula) na manutenção de Nestor Cerveró na diretoria da área Internacional, recorda-se de nunca ter envidado esforços para esta finalidade”, afirmou Bumlai, segundo depoimento obtido pelo jornal paulista.

Temer afirma ter dito a Cerveró, no encontro que ocorreu no escritório do PMDB, em São Paulo, que ‘não poderia fazer nada.’ Em conversa gravada por Bernando Cerveró, o senador Delcídio Amaral disse que Temer estava preocupado com a situação de outro ex-diretor da estatal, Jorge Zelada. Temer nega qualquer diálogo com Delcídio sobre o tema.

Nenhum comentário: