quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aécio diz que oposição só discutirá Previdência se PT apoiar mudanças

Mariana Haubert – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, afirmou nesta terça-feira (16) que a oposição só se disporá a debater a reforma da Previdência no Congresso se a própria base aliada do governo e, principalmente, o PT apoiarem a proposta defendida pela presidente Dilma Rousseff.

Para o tucano, se o governo não conseguir mobilizar nem mesmo os parlamentares que sustentam o apoio ao governo, fica impossível para a oposição aderir às discussões.

"O que nos parece é que o governo da presidente Dilma tem apenas uma proposta para o Brasil, que é a CPMF, portanto, a transferência para a sociedade e para o trabalhador brasileiro do peso do ônus dos equívocos e irresponsabilidades cometidos por esse governo", disse.

Dilma anunciou nesta terça, em reunião com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados, que enviará a proposta ao Congresso até abril. O prazo foi definido após negociação com centrais sindicais e a base petista, mas o texto final ainda está sendo preparado pela equipe econômica do governo federal.

No encontro, a presidente afirmou que a proposta ainda não está formatada e que será discutida no Fórum Nacional de Trabalho e Previdência, marcado para quarta-feira (17).

Prioridades
Aécio e a bancada do PSDB no Senado se reuniram com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para apresentar as propostas prioritárias defendidas pelo partido para o primeiro semestre.

Dentre as prioridades estão o projeto que altera a regra de participação da Petrobras na exploração do pré-sal, a proposta que cria uma lei de responsabilidade das estatais, e uma que reestrutura os fundos de pensão.

Aécio afirmou também que o partido retomará a proposta de que o reajuste do programa Bolsa Família seja feita pela inflação dos últimos 20 meses. A medida tinha sido incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 mas foi vetada por Dilma.

Nenhum comentário: