quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Engenheiro: obra em sítio foi a pedido da Odebrecht

• Em depoimento à PF, Barbosa muda sua versão inicial sobre trabalho

- O Globo

- SÃO PAULO- O engenheiro Frederico Barbosa, da Odebrecht, afirmou em depoimento à força- tarefa da Lava- Jato que trabalhou na reforma do sítio em Atibaia ( SP) frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendendo a pedido de um chefe dele na empreiteira. Ele disse que não sabia quem usaria o sítio, segundo reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”.

O depoimento faz parte de um inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar se empreiteiras fizeram reformas no sítio como forma de favorecer Lula. Os policiais suspeitam que as obras foram pagas pela Odebrecht, pela OAS e pelo pecuarista José Carlos Bumlai. Lula nega que o sítio seja dele.

À PF, Barbosa disse que foi convocado porque a obra estava atrasada, e que indicou uma construtora de Atibaia para terminar a reforma. A empreiteira diz que não recebeu pelo serviço, nem pagou qualquer material usado na obra. Na Odebrecht, o engenheiro foi responsável pela construção do estádio do Corinthians, o Itaquerão, que recebeu a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014.

As declarações de Barbosa contradizem entrevista que ele havia dado anteriormente à “Folha de S. Paulo”. Na ocasião, o engenheiro havia dito que foi procurado por um amigo para realizar a reforma de uma residência em Atibaia e que prestou serviços apenas durante período de recesso no trabalho.

A ligação da Odebrecht com a reforma do sítio Santa Bárbara havia sido feita também pela ex- proprietária de uma loja de material de construção de Atibaia. Ela afirmou que, como Barbosa estava cuidando da obra, entendeu que era a Odebrecht quem estava pagando pelos materiais da reforma.

Nenhum comentário: