sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ideia de ‘saída honrosa’ irrita aliados de Motta

• Deputados do grupo de Picciani desejam propor uma 'saída honrosa' para Motta, que não desgaste Eduardo Cunha, interessado em impedir a recondução do deputado fluminense ao posto de líder do PMDB

Daniel Carvalho, Daiene Cardoso - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A seis dias da eleição do novo líder do PMDB, o clima entre aliados dos candidatos, o líder atual, Leonardo Picciani (RJ), e Hugo Motta (PB), esquentou e a troca de agressões, antes restrita aos bastidores, tornou-se pública.

As primeiras declarações foram dadas em virtude de reportagem publicada ontem pelo Estado, segundo a qual deputados do grupo de Picciani irão procurar Motta para propor uma “saída honrosa” que não desgaste o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), interessado em impedir a recondução dele.

Contando com a derrota de Motta, aliados de Picciani querem procurá-lo na próxima semana para propor que ele desista da disputa para evitar que Cunha seja derrotado no momento em que tenta garantir sua permanência na presidência da Câmara e salvar seu mandato diante das investigações da Operação Lava Jato.

A ideia foi apresentada por Leonardo Quintão (MG), que destituiu Picciani no final do ano passado, o enfrentaria na disputa deste ano, mas resolveu apoiá-lo após a entrada de Motta.

“É piada. O grupo de Picciani quer ganhar a eleição no factoide. Jamais ele poderia escolher como emissário Leonardo Quintão, que falava mal dele. A saída de Quintão da disputa não foi honrosa, assim como a proposta para ele sair não deve ter sido honrosa. Vamos deixar de fazer campanha pelo jornal e vamos para o voto”, disse o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), integrante da linha de frente da campanha de Motta, sem detalhar qual seria a tal “proposta” que, segundo ele, foi feita a Quintão.

Lúcio Vieira Lima pôs em dúvida o fato de o novo texto do Código de Mineração, relatado por Quintão, nunca ter ido à votação. “Em vez de ficar inventando factoide, devia dar explicação sobre por que ele foi afastado do relatório do Código de Mineração. Não sei por que razão ele ficou sentado em cima do relatório.”

Quintão reagiu. Disse que foi afastado da relatoria do Código de Mineração em retaliação ao apoio a Picciani. Cunha indicou o deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG) como relator do projeto. Quintão reafirmou que ele foi o responsável pela ideia de procurar Hugo Motta para conversar. “A derrota será pior para Cunha. Estou fazendo um gesto de amigo”, provocou.

Nenhum comentário: