quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Partidos apoiam manifestação de 13 de março e divulgam nota

Presidentes e parlamentares de partidos de oposição reuniram-se, na tarde desta terça-feira (23), e divulgaram uma nota de apoio à manifestação marcada para acontecer no próximo dia 13, em favor do impeachment, em todo o país. O documento é assinado pelos representantes do PPS, PSDB, PV, Solidariedade e DEM.

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse acreditar que a população sairá às ruas e lembrou que o slogan escolhido será um sucesso : “Ou você vai ou ela fica”.

Foi o segundo encontro da oposição após a deflagração da 23ª fase da Operação Lava Jato, que resultou na prisão do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas eleitorais do PT, inclusive as da presidente Dilma Rousseff e as do ex-presidente Lula.

Freire disse que o PT “demonizou” duas atividades no país, a de marqueteiro e a de tesoureiro. “Duda Mendonça que o diga, lá atrás, no mensalão, e João Santana, agora, na Operação Lava Jato, e o também mensaleiro Delúbio Soares e, no petrolão, João Vaccari Neto”. Para o deputado, isso “é uma lástima”. “Eu nunca imaginei que o PT no governo iria se transformar nisso que estamos vendo e infelicitar tanto o país”.

A prisão do marqueteiro de Lula e Dilma, na avaliação de Freire, “é mais fato que se soma ao desmantelo do governo, mas se configura como algo muito grave”, por trazer para muito próximo da campanha presidencial que levou à eleição de Dilma a denúncia de corrupção, de envolvimento com o petrolão.

Roberto Freire lembrou que o país vem sendo surpreendido toda semana por fatos que demonstram “a total desestruturação, a total ausência de um mínimo de respeito à lei, com a prática de crimes por parte desse governo que aí está”.

Freire disse que a oposição agirá em duas frentes: no Supremo Tribunal Federal, para que a decisão da corte sobre o rito do impeachment seja revista, e no Tribunal Superior Eleitoral, na ação que propõe a cassação da chapa Dilma/Michel Temer por abuso do poder econômico.

“Entramos agora com um pedido de ampliação de oitiva de alguns delatores e de algumas testemunhas. Nossas ações pelo impeachment não excluem outras, em prol da cassação da chapa, no TSE”.

Da mesma forma, diz Freire, não se pode perder de vista “o sentimento de que esse governo precisa ser paralisado, de que precisamos de um novo governo, seja pelo impeachment, seja por cassação pelo TSE”.

Confira, abaixo, a nota divulgada por presidentes e líderes do PPS, PSDB, DEM, PV e Solidariedade, na qual os partidos apoiam as manifestações do dia 13 de março contra a corrupção e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Convocação para as manifestações de 13 de março

Os partidos de oposição representados no Congresso Nacional, constatando o contínuo agravamento da crise política, econômica, social e moral que vem devastando o país, manifestam seu integral apoio às manifestações organizadas e lideradas por movimentos da sociedade civil programadas para o próximo dia 13.

Convocamos os nossos militantes e simpatizantes e conclamamos brasileiros e brasileiras em todos os estados e municípios para estarem na rua defendendo o Brasil e a democracia.
Ou você vai ou ela fica!

Aécio Neves
Presidente do PSDB

Agripino Maia
Presidente do DEM

Roberto Freire
Presidente do PPS

Paulo Pereira da Silva
Presidente do Solidariedade”

Nenhum comentário: