sábado, 27 de fevereiro de 2016

Promotor intima Lula de novo para depor no caso tríplex

• Ex-presidente será ouvido como investigado na quinta-feira, 3, com a mulher, Marisa Letícia, o filho mais velho e o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS

Por Andreza Matais e Fausto Macedo – O Estado de S. Paulo

- BRASÍLIA - A Promotoria criminal em São Paulo intimou novamente o ex-presidente Lula e sua mulher Marisa Letícia para prestarem depoimento na condição de investigados no procedimento sobre o tríplex 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá.

Os depoimentos de Lula, Marisa e também do filho mais velho do casal, Fábio, o Lulinha, estão marcados para a próxima quinta-feira, 3, no Ministério Público paulista.

O promotor Cássio Conserino suspeita que o ex-presidente e sua família são os verdadeiros proprietários do apartamento. Ele trabalha com a hipótese de crime de lavagem de dinheiro por meio de ocultação de patrimônio.

O depoimento do petista estava marcado, inicialmente, para o dia 17 de fevereiro, mas uma liminar do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu a audiência a pedido do deputado Paulo Teixeira (PT/SP) que ingressou no colegiado com pedido de providências contra Cássio Conserino.

Na terça-feira, 23, por unanimidade, o Conselho destravou o caso e autorizou o promotor paulista a dar continuidade à investigação.

O promotor vai ouvir, ainda, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, um engenheiro da empresa, Igor Pontes, e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop) – responsável inicialmente pela construção do Solaris, empreendimento que acabou assumido pela OAS.

No dia 2, quarta-feira próxima, Conserino se deslocará a Curitiba para ouvir o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que foi presidente da Bancoop entre 2004 e 2010. Vaccari está preso desde abril de 2015, réu da Operação Lava Jato.

Nenhum comentário: