domingo, 6 de março de 2016

Está no preço – Editorial / Folha de S. Paulo

Poucas manifestações sobre a crise brasileira poderão igualar-se, em clareza e autenticidade, à vigorosa valorização da moeda brasileira e das ações das companhias nacionais nos últimos dias.

À medida que desdobramentos da Operação Lava Jato traziam novas ameaças à permanência da presidente Dilma Rousseff (PT) no Planalto e à sobrevivência política de Lula, a Bolsa de Valores subia, puxada pelas empresas estatais, e caíam as cotações do dólar.

Não se esperem dos mercados escrúpulos ou juízos morais. Sua atividade é converter informações disponíveis em preços que orientem as decisões de investidores, empresários e consumidores -tarefa que realizam não à perfeição, mas com diligência inigualável.

Se falta feijão, que o produto encareça e mais gente se anime a cultivá-lo; se um modelo de automóvel tornou-se obsoleto, que seu barateamento atraia compradores. Entre as variáveis a instigar a oferta e a demanda, há de ser considerada a continuidade de um governo cuja impotência obstrui a recuperação da economia.

A conexão entre a paralisia decisória de Brasília e a severa recessão em curso é evidenciada pelos números recém-divulgados do Produto Interno Bruto brasileiro.

Sabia-se havia muito que 2015 seria um ano de ajustes dolorosos; os notórios desequilíbrios econômicos acumulados pelo país, entretanto, não bastavam para prenunciar tamanha catástrofe.

No início do ano passado, as expectativas mais consensuais para o PIB rondavam a estagnação -um crescimento pouco acima ou pouco abaixo de zero. Antes do trimestre derradeiro, nem o mais pessimista dos oráculos antevia a retração de 3,8% afinal apurada pelo IBGE.

Na história nacional, só se conheciam taxas semelhantes em momentos de choque financeiro, como a insolvência da dívida externa, em 1981, e o confisco da poupança, em 1990. Mas essa não é a única anomalia dos resultados.

Uma aterradora sequência de dez trimestres de investimentos em queda, prova material dos níveis baixos de confiança do empresariado, aponta que o cenário recessivo se manterá inclemente neste 2016 e poderá atingir marcas inauditas de duração.

Pior ainda, nem mesmo o inevitável aumento do desemprego serviu para aplacar uma inflação que se alimenta do rombo do Tesouro Nacional. Dessa forma, os juros não podem ser reduzidos para reativar o crédito e o consumo.

É a ausência de liderança política -e, em consequência, de solução para o Orçamento federal- que exacerba o pessimismo e os ajustes nos mercados, sejam de mercadorias, trabalho, ações ou moedas.

Nenhum comentário: